A construção da primeira rampa de escape do Rio Grande do Sul será realizada na ERS-129, entre os municípios de Muçum e Vespasiano Corrêa. A iniciativa surge em resposta à legislação proposta pelo deputado estadual Guilherme Pasin (PP) e aprovada na Assembleia Legislativa em fevereiro de 2024, que prevê a instalação dessas estruturas em rodovias com trechos de descida acentuada, visando aumentar a segurança e prevenir acidentes, especialmente envolvendo veículos pesados.
Para o deputado, a ação representa um avanço na segurança viária do Estado e reforça a importância de legislações que transformem a realidade das estradas. “É gratificante ver a nossa proposta sendo colocada em prática, protegendo motoristas e passageiros. Essa estrutura é capaz de reduzir significativamente a velocidade dos veículos em trechos onde, principalmente, os caminhões que perdem os freios e ocasionam graves acidentes, inclusive fatais. A medida representa uma conquista para toda a região”, afirma Pasin.
A escolha do trecho da ERS-129 como local prioritário levou em conta o histórico de acidentes e foi resultado de articulações e sucessivas reuniões com a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR). Com 700 metros de extensão, a rampa de escape será construída com materiais técnicos específicos que auxiliam na desaceleração segura e progressiva de veículos desgovernados, funcionando como zona de contenção em situações de emergência.
Fonte e foto: Gab. Deputado Pasin
Governo lança 48ª Expointer destacando o legado dos gaúchos para a construção do futuro do Rio Grande do Sul
Corte da Oktoberfest de Maratá visita Rádio Difusora e convida comunidade para a festa
“Guaporé os receberá de braços abertos”, afirmou Fernando Marcolin, no Lançamento Regional da 21ª Mostra Guaporé em Encantado