Foi realizado em Bento Gonçalves nesta quinta-feira (17) o Seminário Internacional de Boas Práticas em Proteção e Defesa Civil Rio Grande do Sul-Itália. O evento, promovido pelo Consulado-Geral da Itália no estado, contou com palestras de especialistas no tema.
Foram apresentadas experiências na elaboração de planos de emergência, desenvolvimento de estratégias de mitigação de riscos, gestão de emergências, operações de resgate, entre outros.
Estiveram presentes o cônsul- geral da Itália no Brasil, Valério Caruso, Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil do Rio Grande do Sul, Coronel Luciano Chaves Boeira, Coordenador de missões internacionais e projetos científicos de alto impacto em áreas de risco vulcânico e geológico, Geólogo Vittorio Bosi, Especialista internacional em sistemas de alerta e gestão de riscos hidrogeológicos, Angela Corina, Primeiro Diretor do Corpo Nacional de Bombeiros da Itália, Luca Rosiello, Engenheiro ambiental e territorial, Damiano Giordani, secretário de Segurança de Bento Gonçalves, Sandro Carlos Gonçalves da Silva e demais autoridades.
Durante a manhã, o grupo esteve em Faria Lemos visitando as áreas atingidas pelos deslizamentos e enchente em maio de 2024.
O cônsul relatou que é sempre “uma grande emoção voltar aqui, estivemos em 2024 com o Embaixador trazendo ajuda, e hoje estamos aqui para trocar experiências, fazer um intercâmbio e apresentar sugestões. Também é um momento para aprender com tudo que aconteceu aqui na Serra Gaúcha, que pode representar uma lição para Itália e para a Europa. Importante levar os representantes do governo italiano para cá e esperamos que isso possa ser o início de uma grande e importante colaboração entre a Defesa Civil da Itália e do Rio Grande do Sul”, disse.
O geólogo Vittório Bosi destacou o “trabalho realizado pelas equipes e feito de coração. Já verificamos uma mudança enorme do que é feito agora. Essa troca vai ser muito útil tanto para a Itália quanto para as equipes aqui. O que fizeram foi com um esforço heroico para aguentar 300 deslizamentos de terra, óbitos e continuar”, disse o profissional, que em sua explanação apresentou protocolos e ações realizadas na Itália.
Para o prefeito Diogo Siqueira é uma importante ação realizada pelo consulado da Itália. “Essa parceria é muito importante. O cônsul e o Embaixador estiveram ao nosso lado nos momentos difíceis, pisaram no barro e hoje retornam para trocar experiências com suas equipes. Foram momentos em que tivemos o apoio de toda a comunidade, voluntários e forças de segurança e que mudaram nosso trabalho de Defesa Civil”, complementa.
Fonte e foto: Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura
PG
PF cumpre mandados contra o ex-presidente Jair Bolsonaro
Tacchini Medical Center terá espaço exclusivo para a saúde da mulher em Bento
Próximo de completar quatro anos, programa Avançar na Saúde investiu mais de R$ 950 milhões em todo o RS