Café com Memória tem como convidado o professor de danças e ator Moacir Corrêa

Evento ocorre em 19 de julho, a partir das 9h30, na Fundação Casa das Artes

O Café com Memória está fazendo oito anos, com o objetivo registrar a memória oral da biografia de Bento Gonçalves e de seus personagens, colaborando, assim, na questão restaurativa do testemunho e da atuação frente a diversos setores da sociedade, do desenvolvimento civilizatório e dos costumes e hábitos, dos marcos e dos feitos históricos.

O Café com Memória torna-se um instrumento essencial na (re) construção das narrativas que compuseram o tecido social e cultural trazendo novas luzes e ampliando o escopo da memória histórica. Vários temas já foram abordados como a Cultura Polonesa, a Indústria Moveleira, Vidas Negras, a questão feminina, entre outros. Em 2025, a atividade contou com a presença da professora Ancilla Dall’Onder Zat, idealizadora do Museu do Imigrante cuja trajetória profissional está ligada, também, às políticas públicas de preservação.

Dando continuidade a série de entrevistas, no dia 19 de julho, a partir das 9h30, o professor de danças e ator Moacir Corrêa será o personagem principal. Dono de uma trajetória dedicada à Arte em seus mais diversos níveis, tornou-se uma figura pública, constituindo-se um dos maiores artistas de Bento Gonçalves e região, onde a dança e o teatro são as suas bases estruturantes de uma história iluminadora.

Seu interesse pela dança despertou na década de 1970, época em que homem não era referência na área. Incentivado pela sua irmã mais velha, Moacir não desistiu. Uma de suas referências dessa época é a apresentação do cabeleireiro, colunista social e performer Carlinhos Pozza que percebeu que, sim, homem podia dançar. Assim, seu desejo criou oportunidades para adentrar a cena artística, tendo acolhimento pela Escola de Dança Renascença de Rosane Vargas e de sua mestra Cecy Frank, professora, bailarina, coreógrafa e que teve papel fundamental no desenvolvimento da dança moderna e contemporânea no Rio Grande do Sul.

A museóloga do Museu do Imigrante, Deise Formolo, destaca sobre a dedicação de Moacir Corrêa para as Artes do município e região. “Sua trajetória transcende a sua história, sendo inspiração para diversos outros aspirantes profissionais da área, além de ser um dos maiores atuantes na cena cultural, tendo colaborado para a criação da Fundação Casa das Artes. É um privilégio podermos entrevistar o Moacir que vai compartilhar a sua vida tão rica e plena de significados para Bento Gonçalves”.

Em novembro de 2023, o Museu do Imigrante sediou a mostra “Corpo negro que baila”, sobre a trajetória artística de Moacir Corrêa, organizada pelo Movimento Negro Raízes. Atualmente, está trabalhando no Studio de Dança Nina Aver.

Serviço

O que: Café com Memória, com o professor de danças e ator Moacir Corrêa

Quando: 19 de julho

Horário: 9h30

Onde: Fundação Casa das Artes – Rua Herny Hugo Dreher, 127, bairro Planalto

error: Conteúdo Protegido