“Estamos falando de uma solução eficiente, transparente e sem custo adicional para os cofres públicos. Um modelo que alia compromisso ambiental à boa gestão dos recursos”, destaca o presidente Anderson Zanella (Progressistas).
O Simplifica Energia permite que instituições públicas se beneficiem de energia limpa, sem instalação de equipamentos. A Câmara passa a integrar um sistema de compensação energética regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), utilizando energia 100% renovável gerada em outras localidades, mas injetada na mesma rede que abastece o município. Esse modelo garante desconto direto na fatura convencional e, ao mesmo tempo, contribui com a redução de emissões de gases de efeito estufa, assim, reforçando o papel do poder público no combate às mudanças climáticas.
A adesão inédita ao Simplifica posiciona Bento Gonçalves como a primeira Câmara Municipal do Rio Grande do Sul a adotar esse modelo de contratação de energia limpa sem investimento em obras. Além disso, a medida está em consonância com políticas nacionais e internacionais voltadas ao desenvolvimento sustentável. A iniciativa respeita diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010) e dialoga com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), especialmente os que tratam de energia limpa, cidades sustentáveis e consumo responsável.
Mais do que um avanço técnico, a escolha da Câmara de Bento Gonçalves sinaliza uma mudança de cultura institucional. Com essa decisão, o Legislativo bento-gonçalvense reafirma seu papel como agente de transformação: com medidas práticas, sustentáveis e economicamente inteligentes.
Câmara Municipal: portas abertas para Bento!
Fonte e foto: Assessoria de Comunicação Social – Câmara de Vereadores
Apeme anuncia nova edição do Feirão de Empregos no mês de novembro em Garibaldi
Receita Estadual convoca contribuintes do Simples Nacional para regularizarem divergências
Receita Estadual autua dois caminhões com cerca de R$ 8 milhões em cigarros transportados sem documentação fiscal