O médico endocrinologista pediatra Thalis Bolzan foi o embaixador da edição 2025 do jantar beneficente Ilhas da Gastronomia, realizado em Porto Alegre pelo Instituto da Criança com Diabetes (ICD-RS). Ao lado do governador Eduardo Leite, seu marido, Thalis recepcionou convidados e reforçou o engajamento com a causa do cuidado integral a crianças e adolescentes com diabetes.
“Como médico endocrinologista pediatra, conheço de perto os desafios enfrentados pelas crianças com diabetes e suas famílias. Por isso, aceitei com alegria e responsabilidade o convite para ser embaixador deste jantar, mobilizando novos apoiadores e dando visibilidade a essa causa tão importante”, afirmou Thalis.

Durante o evento, também foi destacada a atuação de Thalis na interlocução entre o ICD e a Secretaria da Saúde do Estado, com foco no aprimoramento dos fluxos de transição dos pacientes que, ao completarem a idade limite de atendimento pelo Instituto, passam a ser acolhidos pela rede pública.

“Como governador, hoje estou aqui como acompanhante do Thalis, é verdade, mas também como representante do poder público, que tem uma obrigação constitucional com a saúde. Ao mesmo tempo, é essencial reconhecer que o poder público não dá conta de tudo sozinho. Por isso, encontros como este têm um valor simbólico e prático enorme: mostram o quanto a sociedade pode e deve se engajar em causas como essa. O ICD é um patrimônio do Rio Grande do Sul e só existe graças à mobilização de tanta gente comprometida com o bem comum”, destacou o governador Eduardo Leite.
O jantar reuniu lideranças da área da saúde, autoridades públicas, representantes da sociedade civil e apoiadores do ICD. O diretor-presidente da instituição, Dr. Balduino Tschiedel, celebrou a mobilização em torno da causa e destacou a importância das doações para manter a qualidade e a abrangência do atendimento.

“Saibam que todos vocês, ao longo desses anos, colocaram alguma pedra – uma pedra construtiva – no Instituto da Criança com Diabetes. Quando lançamos esse projeto em 1998, era apenas um sonho. Hoje atendemos mais de cinco mil crianças e adolescentes com a melhor atenção possível, reconhecida nacionalmente. Isso é fruto da união, do congraçamento, da vontade de ajudar e do amor ao próximo. Muito obrigado a todos que seguem conosco nessa caminhada”, disse Balduino.
A noite também contou com uma homenagem especial aos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul. O cônsul da Itália em Porto Alegre, Valerio Caruso, participou da celebração e reforçou os laços culturais entre os dois países em nome da solidariedade.

Texto: Carlos Ismael Moreira/Secom
Edição: Anderson Machado/Secom
Foto: Vitor Rosa/Secom
MULHER MORRE EM INCÊNDIO NA LINHA COLUSSI, INTERIOR DE MONTE BELO DO SUL
Trupe Dosquatro realiza apresentações da performance “espaços continuum”, neste sábado e domingo em Bento
Campanha de Conscientização sobre as Hepatites Virais e sobre a Violência contra a Pessoa Idosa ocorre nesse sábado, 12 de julho, na Via Del Vino