Desinterdição sanitária do local foi comunicada ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa)
Após 14 dias sem registro de mortes de aves silvestres por gripe aviária – período correspondente ao tempo de incubação da doença – o Zoológico de Sapucaia do Sul foi desinterditado nesta terça-feira (8/7). Desde 24 de junho, o Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal (DDA), da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), não recebeu notificações de novos óbitos de aves no local e comunicou a situação ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
Nos últimos 30 dias, foram registrados apenas cinco óbitos relacionados à influenza aviária (todos antes do dia 24). A estabilização do número de mortes e a ausência de novos casos indicam um cenário controlado no zoológico. Segundo a diretora do DDA, Rosane Collares, os dados técnicos embasam a decisão de desinterdição e garantem que a retomada da circulação de aves ocorre de forma segura.
“A desinterdição é um passo importante, pois demonstra a eficácia das ações de contenção adotadas e reforça a importância da vigilância contínua em ambientes com populações de aves silvestres”, destaca Rosane.
Durante o foco da doença, confirmado em 15 de maio, o zoológico operou com restrições à movimentação de aves como medida preventiva para conter a disseminação do vírus entre os animais. Ao todo, 168 aves silvestres de 11 espécies morreram no período.
O monitoramento segue de forma permanente, conforme os protocolos estabelecidos para a prevenção e o controle da gripe aviária em locais de risco.
A Seapi/DDA reforça que a população pode contribuir com a vigilância sanitária, informando casos de aves silvestres com sintomas neurológicos, dificuldade para voar ou encontradas mortas, por meio do sistema e-Sisbravet ou pelo WhatsApp (51) 98445-2033.
Texto: Elstor Hanzen/Ascom Seapi
Foto: Ascom Sema
Cinco mil pessoas prestigiam 3ª Festa Julina Solidária da Cooperativa Vinícola Aurora
Governo do Estado inicia trabalho de campo da batimetria no Guaíba
Próximo leilão do DetranRS oferta 611 veículos e sucatas