A Prefeitura, através da Secretaria do Meio Ambiente (SMMAM) realiza o manejo das árvores em áreas públicas (calçadas, praças e áreas verdes). E neste período de poda alerta para destinação correta dos galhos.
As podas são feitas preferencialmente no período do inverno (entre maio e agosto) com critério técnico, de maneira a preservar o quanto possível o formato original da planta e de modo a compatibilizá-la com o espaço físico existente.
Porém, as podas e cortes de árvores em provável risco são feitas o ano inteiro, contando também com o apoio da Defesa Civil. Além das árvores, a SMMAM faz a manutenção dos jardins das praças e áreas públicas, em geral. Nas áreas particulares a responsabilidade sobre podas e cortes de vegetação é do proprietário, sempre com autorização do órgão competente (Secretaria do Meio Ambiente – Licenciamento Ambiental).
Conforme o secretário Volnei Tesser “é importante que o cidadão fique atento ao período correto para poda das árvores e solicite a autorização da secretaria do Meio Ambiente. Os galhos são recolhidos pelas equipes conforme cronograma e devem ser solicitados pelo setor responsável. Pedimos que não deixem galhos caídos na calçada”, destaca.
Todas as podas e cortes requeridos pela população são avaliados pelos técnicos quanto à necessidade ou não da realização do serviço.
Nesta terça-feira (08) a secretaria realiza um mutirão de recolhimento de galhos na cidade. A ação conta com apoio das demais secretarias e subprefeituras.
Legislação vigente
O município possui em vigor a Lei Municipal 2298 de 15/dez/1993 que disciplina a arborização urbana e conta também com a CMAU (Comissão Municipal de Arborização Urbana) que acompanha o manejo das espécies já implantadas e planeja os plantios, observando a legislação em vigor.
Ouvidoria
Os pedidos podem ser realizados na Ouvidoria do Município no 162/ 3055-7142/3055-7166.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Curso de Medicina da UCS conquista nota máxima do Ministério da Educação
Inscrições para a EJA gratuita do Sesi-RS terminam neste domingo, 31
Segunda edição do Seminário do Plano Rio Grande será realizada na segunda (1), na Expointer