EMEFE Caminhos do Aprender disponibiliza vídeos de contações de histórias para a comunidade surda, cega e em geral

Desde abril, a EMEFE Caminhos do Aprender está realizando vídeos com contações de histórias infantojuvenis narrados em Libras e com audiodescrição. A ação faz parte da iniciativa de ampliar os recursos pedagógicos, didáticos e literários para a comunidade surda e cega de Bento Gonçalves. São histórias da literatura universal como “Chapeuzinho vermelho”, “A bela adormecida”, e de renomados autores brasileiros, como Pedro Bandeira. Todos são títulos do acervo da biblioteca do educandário.

A ação supre a necessidade de oferecer atividades acessíveis e de qualidade, colaborando para o desenvolvimento intelectual, de aprendizado e de inclusão: gera um espaço de visibilidade e representatividade, demonstrando a quebra de barreiras em relação à comunicação e promovendo o sentimento de pertencimento.

“Quando vamos procurar materiais em Libras, principalmente literários, é muito difícil de se conseguir. Nossa ideia é construir essa biblioteca acessível, não só para os nossos alunos, mas para que se tenha o alcance maior, para contemplar outros profissionais da área, instituições, estudantes, enfim, a comunidade em geral. Isso, também, traz uma sensibilização junto a sociedade”, destaca a diretora, Gisele Picolli.

A EMEFE Caminhos criou uma página oficial no YouTube onde está postando os vídeos que já ultrapassa mais de 40 contações de histórias, além de outros que mostram, um pouco, do dia a dia do que é aprendido em sala de aula. Em suma, os vídeos difundem conteúdos, demonstrando e buscando a igualdade de condições no ensino e no acesso. A equipe de produção é formada pelos intérpretes Leonardo Flamia e Ironi Regina, a professora de Matemática Elisa Ariotti e pela própria diretora.

“A principal barreira é a comunicação. A nossa biblioteca virtual é um dispositivo que auxilia a quebrar essa dificuldade e aproximar o público do mundo das pessoas portadoras de deficiências auditivas e visuais, para chamar a atenção para outras possibilidades; que é possível essas pessoas ocupar os espaços na sociedade, nos seus diversos setores. Temos um exemplo com o aluno Pedro Henrique Mazurkevicz; ele recebeu a Medalha de Ouro da OBM LIBRAS”, enfatiza Gisele.

Confira a página oficial da EMEFE Caminhos do Aprender no YouTube: https://www.youtube.com/@emefecaminhosdoaprender

error: Conteúdo Protegido