Conferência Municipal de Assistência Social é nesta quinta e sexta-feira, 03 e 04 de julho, no IFRS, em Bento

Evento conta com programação com palestras, debate por eixos temáticos e eleição de delegados para as Conferências Estadual e Federal

Nesta quinta e sexta-feira (03 e 04), ocorre no Auditório do Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Bento Gonçalves, a 15ª Conferência Municipal de Assistência Social. O evento tem como tema “20 anos do SUAS (Sistema Único de Assistência Social): construção, proteção social e resistência”, em homenagem à criação desta política brasileira essencial na promoção de programas, projetos, ações, benefícios, assim como, na luta por equidade e acesso aos direitos das pessoas em vulnerabilidade social, assegurando a sua plena cidadania, proteção e combate às desigualdades por meio das políticas públicas do setor.

A programação do evento está dividida em dois dias. Na quinta-feira, tem como destaques a apresentação cultural do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos AABB, a palestra “Controle e Participação social”, que será ministrada pela presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Isolete Magali Georg Bacca, e pelo representante do Segmento dos Trabalhadores, Jurandir Meyer. Na parte da tarde, terá mais uma apresentação artística, a cargo da Abraçaí, e após, a palestra “Proteção social e resistências”, proferida pela Doutora pela UFRGS, Rosa Maria Castilhos Fernandes.

No vespertino, iniciam-se os debates dos eixos temáticos, a saber:

Eixo 1 – Universalização do SUAS: Acesso Integral com Equidade e Respeito às Diversidades;

Eixo 2 – Aperfeiçoamento Contínuo do SUAS: Inovação, Gestão Descentralizada e Valorização Profissional;

Eixo 3 – Integração de Benefícios e Serviços Socioassistenciais: Fortalecendo a Proteção Social, Segurança de Renda e a Inclusão Social no Sistema Único de Assistência Social (SUAS);

Eixo 4 – Gestão Democrática, informação no SUAS e comunicação transparente: fortalecendo a participação social no SUAS;

Eixo 5 – Sustentabilidade Financeira e Equidade no Cofinanciamento do SUAS.

Na sexta-feira, ocorre o término dos debates e serão apresentadas as propostas elencadas com base nos eixos temáticos. No final, serão eleitos os delegados para representar o município de Bento Gonçalves na Conferência Estadual, que ocorre em 3 e 5 de outubro, em Porto Alegre, e Nacional, 9 e 12 de dezembro, em Brasília. Ressalta-se que as propostas podem ser integradas ao Plano Decenal 2027-2037, contribuindo para a continuidade e a eficiência da construção de diretrizes e ações.

A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social e coordenadora do CREAS, Francynne Minuscoli Gonçalves, ressalta o caráter democrático do espaço de escuta e diálogo do evento. “É o momento de reafirmar e fortalecer junto à sociedade essa ação governamental em prol das pessoas em vulnerabilidade social, por sua dignidade e acesso aos seus direitos. Temos uma realidade chamada SUAS que amplia, acolhe e fornece instrumentos para mitigação dos impactos negativos para o enfrentamento das dificuldades diárias. Precisamos mantê-lo e dar continuidade, atualizando as demandas e aprimorando a sua efetividade e resolução”.

As inscrições para participar da 15ª Conferência Municipal de Assistência Social podem ser realizadas por meio deste link: http://cursos.bentogoncalves.rs.gov.br/

PROGRAMAÇÃO 15ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Dia 03/07 – Manhã

08 às 08h30: Credenciamento

08h30 às 09h: Mesa de abertura/Fala das autoridades

09h às 09h30: Apresentação cultural SCFV AABB

09h30 às 10h: Leitura e adequações do regimento

10h às 10h30: coffee break

10h30 às 12h: Palestra Controle Social e Participação Social ministrada por Isolete Magali Georg Bacca (Presidente do Conselho Estadual de Assistência Social – RS) e Jurandir Meyer – (Representante Segmento dos Trabalhadores – Conselho Estadual de Assistência Social – RS)

12h às 13h: Almoço

Dia 03/07 – Tarde

13h às 13h30: Credenciamento

13h30 às 14h: Apresentação cultural Abraçaí

14h às 15h30: Palestra sobre proteção social e resistências ministrada pela Prof.ª Dr.ª Rosa Maria Castilhos Fernandes (UFRGS)

15h30 às 16h: Coffee break

16h às 17h: Início da discussão dos eixos por grupo de trabalho

17h: Encerramento

Dia 04/07

08h00 às 08h30: Credenciamento

08h30 às 09h30: Término das discussões por grupos/eixos

09h30 às 10h: Coffee break

10h00 às 11h30: Apresentação das propostas dos grupos e definição das propostas municipais

11h30 às 12 h: Eleição dos delegados para participação nas conferências estadual e nacional

12h: Encerramento

A Conferência Municipal de Assistência Social é uma realização do Conselho Municipal de Assistência Social e da Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social.

Fonte e foto: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura

error: Conteúdo Protegido