Câmara de Bento Gonçalves presta homenagem a Eduarda Braun e Floriano Buffon com nomeação de ruas

A Câmara Municipal de Bento Gonçalves aprovou, na sessão ordinária de 30 de junho, dois projetos de lei (62/2025 e 63/2025) que eternizam os nomes de Eduarda Braun e Floriano Buffon em vias do município, reconhecendo as contribuições e os legados desses cidadãos para a comunidade.
Rua Eduarda Braun – bairro Santo Antão

De autoria do vereador Anderson Zanella (Progressistas), o projeto denominou a rua “B” do Loteamento Donadel como Rua Eduarda Braun. A jovem, falecida aos 17 anos em 2021, foi destacada como exemplo de dinamismo e dedicação à cultura.

Apaixonada por literatura e dança, Eduarda frequentava assiduamente bibliotecas e se destacava como bailarina da Escola Patrícia Johnson, com participações premiadas em festivais como o Bento em Dança e o Muv Festival de Novo Hamburgo.

No campo literário, deixou sua marca no projeto “Contantes”, no qual uniu escrita e dança em apresentações audiovisuais. A homenagem busca manter viva a memória de uma jovem que, em sua breve vida, cultivou o amor pela arte e pela cultura de Bento Gonçalves.
Segundo o autor da matéria, a denominação de nome de rua é importante e um dos principais atos dos parlamentares. Além de homenagear os cidadãos, Zanella destacou que o nome de uma rua é importante para diversos atos do dia a dia das pessoas. Sobre Eduarda, reafirmou a atuação da jovem em projetos culturais na cidade. Citando a obra Duda Vive — que traz o legado de Eduarda —, Zanella pontuou:

“Com muito orgulho, uma singela [homenagem], mas um reconhecimento por todo esse legado. Que a obra Duda Vive nos mostre que nada melhor do que despertar o interesse pela arte faz de nós seres humanos cada vez melhores. Que se mantenha vivo, no nosso dia a dia, hoje imortalizado pela denominação de via pública, todo o legado da Duda.”
Gabrielli (MDB) comentou ser favorável à matéria, pontuando que esta também é uma homenagem aos pais, à família e aos amigos.

“A alegria que ela transmitiu enquanto estava entre nós, toda a sua cultura, toda a sua dedicação e todo o amor à família, de certa forma, compensam essa perda, e a Câmara, hoje, votando este projeto de lei, está fazendo esta bela e singela homenagem”, disse. Moisés Scussel (MDB) afirmou que Duda segue viva nos corações daqueles que a amam. “É motivador poder levar adiante a história dela e agora eternizá-la no nome de uma rua”, comentou Scussel. Joel Bolsonaro (PL) disse que Duda é exemplo para outros jovens.

Duda Pompermayer (Progressistas), que é professor, conheceu Eduarda enquanto estudante, destacando o quanto ela era amada por toda a comunidade escolar da Escola Alfredo Aveline. Postal (PL) afirmou, citando o caso de Eduarda, que cada vez mais são necessárias políticas públicas de saúde para atender às crianças e aos jovens do país. Gilmar Pessutto (União Brasil) disse que o nome de Eduarda Braun fica eternizado na história de Bento Gonçalves.

Rua Floriano Buffon – distrito de Faria Lemos

Por iniciativa do vereador Paulo Souto (PSDB), a Câmara também aprovou a nomeação da via particular com acesso pela ERS-431, no distrito de Faria Lemos, como Rua Floriano Buffon. Nascido em 1888, Floriano Buffon foi agricultor dedicado à produção de uvas e leite e chefe de uma família numerosa, com 10 filhos. Além de sua relevância no setor agrícola, destacou-se na vida cultural ao ser um dos fundadores da primeira banda municipal de Bento Gonçalves, a Banda de Música Carlos Gomes, em 1926.

O projeto destaca os valores de trabalho, solidariedade e compromisso comunitário que marcaram sua trajetória e justificam a homenagem com seu nome na identificação da via.

“Homenagens como essa são mais do que um nome em uma placa; são uma forma de eternizar pessoas com seu trabalho e dedicação, ajudar a construir a história de Bento Gonçalves. O senhor Floriano foi um exemplo de dedicação, compromisso e amor pela nossa terra. Essa é uma maneira simples, mas profunda, de fazer com que seu legado continue presente na memória da cidade e das futuras gerações”, comentou o autor da matéria, Paulo Souto (PSDB), que também relembrou a história de Buffon e de sua família no distrito de Faria Lemos.
Gabrielli (MDB) destacou que essa é uma homenagem também para a família Buffon e para o legado da imigração italiana no Rio Grande do Sul — que completou 150 anos em maio de 2025. Anderson Zanella (Progressistas) comentou as dificuldades que os imigrantes italianos enfrentaram na chegada à Serra Gaúcha.

“Se hoje a gente comemora os 150 anos da imigração italiana com tanta alegria, com tanto reconhecimento por tudo que se tornou a Serra Gaúcha, predominantemente italiana, é fruto do sofrimento e da dedicação desses que chegaram aqui”, disse Zanella. Volmar Giordani (Republicanos) parabenizou a família Buffon, afirmando que a homenagem é merecida e que a família é um valor imprescindível.

Familiares e amigos de ambos homenageados acompanharam a sessão ordinária.

Fonte e foto: Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura

PG

error: Conteúdo Protegido