“Novo evento meteorológico mostrou que estamos mais preparados”, afirma Leite

A atuação coordenada do Estado e dos municípios ao longo do fim de semana foi pauta da reunião do Gabinete Estratégico realizada na manhã desta segunda-feira (30/6), no Palácio Piratini. Sob a liderança do governador Eduardo Leite e com a presença de integrantes do governo, do procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz, e do comandante Militar do Sul, general Hertz, o encontro avaliou os desdobramentos do novo evento meteorológico que atingiu o Rio Grande do Sul e tratou das próximas etapas do enfrentamento.

O trabalho preventivo, articulado por meio dos gabinetes regionais de crise da Defesa Civil, contribuiu para salvar vidas e reduzir o número de ocorrências graves durante as fortes chuvas do fim de semana. As equipes municipais e estaduais atuaram, de forma integrada, na remoção preventiva de famílias em áreas de risco, no suporte aos abrigos e no atendimento direto à população.

“As chuvas do fim de semana mostraram que estamos mais preparados. O Estado se organizou, estruturou sua Defesa Civil, atuou em parceria com os municípios e com base em dados. Isso fez diferença para evitar perdas humanas. Nosso desafio agora é manter o foco na resposta imediata, mas também avançar nas ações de médio e longo prazos do Plano Rio Grande, com obras, prevenção e adaptação à nova realidade climática”, destacou o governador.

A imagem mostra duas pessoas sentadas à mesa, ambas com microfones à frente, participando de uma reunião. À direita, está o governador Eduardo Leite. À esquerda imagem, está o comandante Militar do Sul, general Hertz.
“O Estado se organizou, estruturou sua Defesa Civil, atuou em parceria com os municípios e com base em dados”, disse Leite – Foto: Maurício Tonetto/Secom

A mobilização antecipada garantiu resposta rápida mesmo diante de volumes extremos de chuva em curto intervalo de tempo. Em algumas localidades, choveu mais de 170 mm entre sábado (28/6) e domingo (29/6). O esforço conjunto envolveu prefeituras, forças de segurança, equipes de saúde, infraestrutura e assistência social, além do reforço de equipamentos e estruturas viabilizado pelo Estado.

A reunião desta segunda-feira também abordou medidas estruturantes em curso dentro do Plano Rio Grande, com foco na redução da vulnerabilidade climática do território. As ações envolvem novos sistemas de alerta e monitoramento, obras de contenção de cheias, fortalecimento das defesas municipais, educação ambiental e atualização dos planos diretores.

Liderado pelo governador Eduardo Leite, o Plano Rio Grande é um programa de Estado criado para reconstruir o Rio Grande do Sul e torná-lo ainda mais forte e resiliente, preparado para o futuro.

Texto: Juliano Rodrigues/Secom
Edição: Camila Cargnelutti/Secom

Foto: Maurício Tonetto/Secom

error: Conteúdo Protegido