A Secretaria de Meio Ambiente (SMMAM) por meio do Bento Pet realizou o resgate de 12 animais, no fim de semana de 21 e 22 de junho, em situação de maus tratos. Foram 11 filhotes de cachorros abandonados no Vale dos Vinhedos e Cidade Alta, além de um gato atropelado nas proximidades do Eucaliptos.
As avaliações veterinárias estão sendo realizadas por clínica credenciada, em ambos os casos. No caso do gato, será necessária a cirurgia. Ele já foi adotado pelo resgatante. Já os filhotes estão recebendo o tratamento adequado e passam bem; cinco já foram adotados, os outros serão colocados para a adoção pelo Bento Pet.
Conforme o secretário da pasta pública, Volnei Tesser, “a Secretaria de Meio Ambiente está dando todo o suporte para o bem-estar dos animais e estamos monitorando e acompanhando as melhoras dentro de cada quadro clínico. Os maus tratos têm uma legislação, é considerado crime e gera penalizações como multa e proibição da tutoria, além da obrigação pelo pagamento das custas com estadia e tratamento dispendidos pela municipalidade”, destaca.
Os atendimentos de denúncias são realizados pelo Setor de Fiscalização, conjuntamente com o médico veterinário do Departamento Municipal de Bem Estar Animal, e o munícipe pode entrar em contato por meio destes números 3055-7115 ou 992744262.
Rio Grande do Sul registra mais de 73 mil novos postos formais de trabalho em 2025
“Novo evento meteorológico mostrou que estamos mais preparados”, afirma Leite
IGP-RS lidera ranking nacional de análise balística de armas e projéteis