SMS realiza ação de vacinação contra o sarampo

A Secretaria da Saúde (SMS) intensifica a vacinação contra o sarampo para pessoas dos seis meses aos 59 anos. A imunização pode ser realizada nas unidades de saúde em dias determinados. As ações de intensificação vacinal contra o sarampo no Rio Grande do Sul ocorrem até 23 de setembro. O objetivo é aumentar a cobertura vacinal, promover a atualização da situação vacinal contra o sarampo em indivíduos não vacinados ou com vacinação incompleta e adotar a Dose Zero (0) para crianças de 6 meses a 11 meses e 29 dias.
O sarampo é uma doença viral, infecciosa aguda, potencialmente grave, transmissível, extremamente contagiosa por gotículas e aerossol – 90% dos comunicantes suscetíveis são infectados quando em contato com o vírus.
Conforme a coordenadora do setor de imunizações Daiane Orio “a vacinação é a medida mais eficaz de prevenção, controle e eliminação do sarampo”.
Entre as complicações possíveis do sarampo estão infecções respiratórias graves, como pneumonia, otite (infecção ou inflamação no ouvido), doenças diarreicas e doenças neurológicas, que podem provocar sequelas como surdez, cegueira, retardo do crescimento e redução da capacidade mental. O sarampo também pode matar, principalmente crianças menores de dois anos e adultos jovens.
Serviço
Ação de vacinação contra o Sarampo
Horário: das 7:30 às 11h e das 13h às 16:30
Dias:
Central: terça e quinta de manhã
Conceição: terça-feira
Centro de Referência Materno Infantil: segunda-feira
Eucaliptos: quinta-feira
Fenavinho: segunda-feira de tarde
Licorsul: quinta-feira
Maria Goretti: terça-feira de tarde
Municipal: terça-feira
Ouro Verde: terça-feira
Santa Helena: segunda-feira de tarde
Santa marta: quarta-feira
São Roque: sexta-feira
Vila Nova: quinta-feira
Zatt: quarta-feira de tarde
Zona sul: sexta-feira
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
error: Conteúdo Protegido