Da arrecadação total, 60% permanece na diocese, constituindo o Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS), gerido pela própria Diocese para aplicação em ações e projetos sociais. Desse percentual diocesano, 10% é repassado para o Regional Sul 3 da CNBB
A Diocese de Caxias do Sul, por meio de sua Coordenação de Pastoral e grupo de trabalho da Campanha da Fraternidade, anuncia a abertura do edital do Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS) para apoio a projetos sociais e caritativos, em consonância com a Campanha da Fraternidade 2025. Com o tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31), a CF 2025 convida à reflexão e ação sobre a “complexa crise socioambiental” que o modo de vida atual impõe ao planeta.
Em 2025, a escolha do tema “Fraternidade e Ecologia Integral” foi motivada por marcos importantes como os 800 anos do Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis, os 10 anos da encíclica ‘Laudato Si” e da criação da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM), a publicação da exortação apostólica ‘Laudate Deum’, e a realização da COP 30 na Amazônia.
O objetivo geral da CF 2025 é promover um processo de conversão integral, ouvindo o grito dos pobres e da Terra, especialmente em tempos de crise socioambiental urgente.
Fundo Diocesano de Solidariedade: apoio a projetos locais
Os recursos do Fundo Nacional e dos Fundos Diocesanos de Solidariedade provêm da Coleta Nacional da Solidariedade, realizada anualmente no Domingo de Ramos em todas as comunidades católicas do Brasil. Essa coleta é um gesto concreto da Campanha da Fraternidade e destina-se a ações e projetos sociais em todo o território brasileiro.
Da arrecadação total, 60% permanece na diocese, constituindo o Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS), gerido pela própria Diocese para aplicação em ações e projetos sociais diocesanos. Desse percentual diocesano, 10% é repassado para o Regional Sul 3 da CNBB. Os 40% restantes são enviados à CNBB, formando o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS).
Os projetos apoiados pelo FDS devem estar alinhados com o objetivo geral e os objetivos específicos da CF 2025, com ênfase na defesa incondicional da vida e dos princípios cristãos. Serão priorizados projetos inovadores, com potencial multiplicador e que possam ser desenvolvidos até 31 de março de 2026. O FDS não apoiará projetos voltados exclusivamente para manutenção institucional ou despesas administrativas.
Eixos Temáticos para Submissão de Projetos:
Os projetos devem se enquadrar em um dos seguintes eixos temáticos:
- Eixo I: Pessoal e Comunitário: Promoção da participação em iniciativas ecumênicas e inter-religiosas em prol da Ecologia Integral, colaborando com pastorais, redes eclesiais e educacionais, e organizações da sociedade civil para soluções concretas em defesa da Casa Comum e dos mais pobres e vulneráveis.
- Eixo II: Formação: Realização de processos formativos, encontros e rodas de conversa visando a Ecologia Integral como questão transversal para um processo de conscientização.
- Eixo III: Ações em Eixo Cultural, Artístico e Midiático: Promoção de ações que tornem a arte e a cultura essenciais para evangelizar, contribuindo para a compreensão e assimilação da Ecologia Integral no cotidiano.
Quem pode propor projetos?
Poderão participar projetos de natureza social: paróquias, pastorais, movimentos eclesiais da Diocese de Caxias do Sul e demais instituições/entidades do terceiro setor. Admitem-se proponentes do terceiro setor com sede em outras localidades, desde que a aplicação do projeto ocorra no território da Diocese de Caxias do Sul.
Inscrições e prazos:
A inscrição dos projetos ocorrerá exclusivamente por e-mail (caritasdiocesecaxiasdosul@gmail.com) de 13 de junho de 2025 a 13 de julho de de 2025, até as 23h59min. Para dúvidas ou informações, os interessados podem contatar a Cáritas Diocesana pelos telefones (54) 99154-0707 ou (54) 99605-6079.
No ato da inscrição, deverão ser anexados: o projeto completo e, para paróquias, uma carta de recomendação/apresentação do projeto em papel timbrado da própria paróquia e pelo pároco; para pastorais ou movimentos eclesiais, carta de recomendação/apresentação pelo assessor eclesiástico; e para instituições/entidades do terceiro setor, ofício de apresentação do presidente da instituição ou representante legal. O modelo para cadastro do projeto e também para a futura prestação de contas, bem como do próprio edital, podem ser encontrados nos links abaixo:
> Edital Fundo Diocesano de Solidariedade – CF 2025
> Anexo 1 – Cadastro do Projeto
> Anexo 2 – Relatório e prestação de contas
Os proponentes de projetos aprovados deverão apresentar a documentação adicional necessária entre 28 de julho de e 08 de agosto de 2025, na Mitra Diocesana de Caxias do Sul (Rua Os Dezoito do Forte, 1771), das 09h às 11h e das 14h às 17h. O grupo de trabalho da CF 2025 é a instância encarregada da aprovação dos projetos, podendo solicitar esclarecimentos ou modificações.
Missa em ação de graças e apresentação dos novos festeiros encerra programação da 147ª Festa de Santo Antônio
UCS participa de projeto para identificar formas de mitigar desastres climáticos
ExpoBento na Mesa oferece oficinas para todos os paladares