Documento foi repassado ao prefeito Diogo Siqueira na manhã de quinta-feira (12)
O Bento +20 entregou o Projeto Bento para o Futuro ao prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira, na manhã desta quinta (12). O documento reúne 17 sugestões, entre nove áreas essenciais para o desenvolvimento sustentável do município, que poderão ser adotadas pelo governo municipal em um plano plurianual, a ser desenvolvido entre 2026 e 2029.
De acordo com o presidente da entidade, o empresário e advogado Roberto Meggiolaro Júnior, trata-se de sugestões de diretrizes ao poder público municipal sendo que cada uma reflete a pesquisa, debate e experiência de especialistas em diversas áreas. “A intenção não é de impor caminhos, mas colaborar com propostas que possam inspirar e respaldar decisões do poder público e da sociedade civil nos próximos anos”, diz Meggiolaro Júnior.
O PPA tem medidas de curto prazo que levem ao desenvolvimento sustentável futuro de Bento Gonçalves. Cada uma dessas diretrizes é acompanhada de metas a serem cumpridas no período do plano. Desta vez, as diretrizes foram divididas entre nove câmaras técnicas: Desenvolvimento Rural, Educação, Indústria, Inovação, Meio Ambiente, Segurança, Serviços, Turismo e Urbanismo.
Conforme o relatório, muitas metas estipuladas em 2021 foram concretizadas, mas outras surgiram. Um exemplo está na área da segurança: anteriormente, havia a necessidade de se concretizar o cercamento eletrônico de Bento Gonçalves. Agora, o plano trata da necessidade de implementação de sistemas de Inteligência Artificial no monitoramento e geração de dados do cercamento.
Criado em 2019, com a participação de quase 30 entidades da sociedade civil organizada de Bento Gonçalves e região, o Bento +20 surgiu com a missão de pensar o município do futuro e, mesmo com um Masterplan que estabelece 90 diretrizes para o município em 20 anos, a estratégia do grupo é, também, trabalhar com ações de curto prazo, como os planos plurianuais.
Veja diretrizes e metas estabelecidas no documento entregue ao prefeito de Bento Gonçalves:
CT Desenvolvimento Rural:
Propõe a criação de um Plano Diretor Rural; a manutenção e pavimentação das estradas rurais, que pode gerar maior produtividade e menor custo no transporte do campo; e a construção de um mercado público para produtos agrícolas locais, um projeto que já esteve no plano plurianual de 2021, com a proposta de seguir modelos já adotados em outras cidades gaúchas.
CT Educação:
Sugere a valorização e capacitação dos profissionais da educação; maior infraestrutura escolar, com mais PPPs para acomodação de escolas.
CT Indústria:
Propõe a implementação de educação financeira nas escolas; a ampliação e reestruturação do transporte público nas regiões industriais; e a criação de creches em áreas industriais a partir de parcerias público-privadas.
CT Inovação:
Criação do “governo digital”, com um portal unificado e atendimento omnicanal à população, que pode gerar, segundo os pesquisadores, economia superior a 97% em relação ao atendimento 100% presencial do governo municipal; fomento ao empreendedorismo inovador.
CT Meio Ambiente:
Elaboração do estudo de riscos climáticos, com a instituição do Programa de Resiliência e Gerenciamento de Riscos Climáticos de Bento Gonçalves.
CT Segurança:
Implantação de Inteligência Artificial no cercamento eletrônico, com análise em tempo real de imagens e dados de segurança locais e a estimativa de redução de 50% em roubos e furtos com o auxílio da tecnologia; fortalecimento das atividades da Fundação Consepro.
CT Serviços:
Propõe a modernização do transporte público de Bento Gonçalves, com a gestão inteligente do sistema por meio de aplicativo de comunicação direta com o usuário.
CT Turismo:
Sugere a promoção institucional contínua do destino “Bento Pura Inspiração”, garantindo maior presença de Bento nos mercados nacional e internacional.
CT Urbanismo:
Sugere a reestruturação da área central do município, pensada no pedestre como prioridade; elaboração de estudos de viabilidade para um anel viário perimetral, tendo os trechos da BR-470 como Perimetral Oeste e da RS-444 como Perimetral Leste e a proposta de análise de traçados ao Norte e ao Sul para um sistema que poderia reduzir em até 30% o fluxo de veículos no centro da cidade.
Fonte: Exata Comunicação
Foto: Dayane Rizzi – Assessoria do Gabinete do Prefeito
Rick Gaiteiro se apresenta na 1ª Corrida do 3º BPAT
Coro da Fundação Casa das Artes participa do VII Encontro de Coros em Nova Roma do Sul
Trump assina tarifa de 50% e considera Brasil ameaça aos EUA