CIEDUCA e Fórum Internacional de Resíduos Sólidos são abertos oficialmente em Bento

Nesta terça-feira (03), ocorreu na Fundação Casa das Artes, em Bento, a abertura oficial da Conferência Internacional de Educação Ambiental e do 16º Fórum Internacional de Resíduos Sólidos. Os eventos têm como público-alvo profissionais da Educação, de empresas, instituições públicas e privadas, organizações do terceiro setor, para o debate sobre a sustenbilidade.

O CIEDUCA se consolida como um espaço estruturante para o fortalecimento das políticas públicas, ações e atividades sobre a Educação Ambiental, além de integrar o calendário oficial de eventos de Bento Gonçalves. Já o Fórum é referência na gestão de resíduos sólidos no país, um movimento para a promoção de resíduos em recursos, e, nessa edição, conta a apresentação da evolução da Economia Circular, discussão sobre a Logística Reversa e os acordos setoriais e sobre a Lei de Incentivo à Reciclagem. Assim, ambos os eventos convergem em uma estratégia de integração de soluções.

A programação contempla apresentações de projetos e experiências exitosas em contextos escolares, empresariais e comunitários, e a construção de subsídios teóricos-práticos para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Ao final, será entregue o Prêmio Nana Mininni Medina valorizando os melhores projetos de Educação Ambiental nas categorias Formal e Não Formal. A Secretaria de Educação ganhou em 2022 com o projeto “Trilhando novos caminhos: rumo à sustentabilidade”.

A presidente do Instituo Venturi e coordenadora do CIEDUCA, Arlinda Cézar, deu as boas-vindas ao público e reforçou a necessidade da Educação Ambiental. “Para nós, do Instituo Venturi, é uma honra muito grande tê-los aqui. É muito desafiador fazer ambos os eventos. As Secretarias de Meio Ambiente e de Educação nos estimulam a realizar em Bento Gonçalves. Espero que todos saiam daqui com a certeza de que a CIEDUCA traz a reflexão para os avanços e o que precisa ainda a percorrer como, por exemplo, na logística reserva. Temos uma responsabilidade compartilhada do ciclo de vida dos produtos. A Educação Ambiental precisa estar em cada escola desse Brasil para avançar nas políticas de resíduos sólidos. Precisamos saírem de nossas gaiolas epistemológicas, focando na interdisciplinaridade. Bem-vindos a esse encontro de saberes”.

Álvaro Dilli, representando da SLC Agrícola, compartilhou do compromisso coletivo sobre a sustentabilidade. “Este é um evento importante para o Brasil e, quiçá, para o mundo. Começamos no ano passado, em municípios da Bahia, o programa Semeando a Sustentabilidade. Com ele fizemos uma integração, capacitando mais de 250 professores”.

A secretária de Educação, Andreza Peruzzo, reforçou sobre as práticas da rede pública de ensino nas práticas sustentáveis. “A educação é a responsabilidade que constrói o futuro. E quanta responsabilidade nós temos nas nossas mãos: quem ensina, aprende e multiplica. É isso mesmo que fazemos todos os dias nas nossas escolas: acolhemos as nossas crianças, ensinamos a cuidar do ambiente que ocupam, o amor, o pertencimento. Separam os resíduos, cuidam da horta, são pequenas ações que conquistamos a sustentabilidade”.

O secretário de Meio Ambiente, Volnei Tesser, ressaltou sobre a urgência de novas atitudes e comportamentos para o futuro. “Esse encontro simboliza um verdadeiro compromisso com o futuro da humanidade e do planeta. Ambos os eventos são mais do que eventos acadêmicos, é um chamado ético e urgente para que repensemos a nossa relação com o meio ambiente e com os resíduos que produzimos. Vivemos uma era paradoxal: nunca se falou tanto de sustentabilidade e nunca se produziu tanto resíduos sólidos. A economia linear baseada no extraísmo, produzir, consumir e descartar mostrou-se insustentável. Temos diante de nós a missão inadiável de consolidar uma nova lógica: da economia circular que valoriza redução, a reutilização e a reciclagem como pilares de uma sociedade que respeita os limites planetários. A Educação Ambiental surge como um eixo transversal que deve permear todas as áreas de conhecimento, políticas públicas, práticas sociais”.

Programação CIEDUCA

Quarta-Feira (04/06)

8h30 – 10h00: Construindo Consciência Ambiental: Um Chamado para Sociedade, Empresas e Governos.

Coordenação: Maria Vitória Ferrari | Universidade de Brasília

Conferencistas:

Silvana Selmi Dei Gontijo | Presidente da instituição Planetapontocom

Jeferson Alberton | Gestor do Programa de Educação Ambiental Reciclar é fazer mágica

Diego da Rocha Fernandes | Analista Ambiental do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima/Diretoria de Educação Ambiental.

10h00 – 12h30: Educação Ambiental e Sustentabilidade: Um Caminho através da Matriz de Planejamento Curricular da Educação Ambiental.

Coordenação: Josiane do Socorro Aguiar de Souza de Oliveira Campos | Universidade de Brasília

Conferencistas:

Leandro Parker e Edson Haetinger | Programa de Educação Semeando Sustentabilidade do Instituto SLC

Doranice Novaes Santos de Almeida | Diretora de Ensino e Aprendizagem de Luís Eduardo Magalhães/BA

Raíssa Cardoso Barbosa Mourão | Assessora Jurídica da Secretaria de Educação de Luís Eduardo Magalhães/BA

Maria Irenir Almeida dos Anjos | Coordenadora Pedagógica das Escolas do Campo de

Arlinda Cézar Matos | Presidente do Instituto Venturi Para Estudos Ambientais

14h30 – 17h30: EXIBIÇÃO DE FILMES DO 14º CIRCUITO TELA VERDE DO MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE E MUDANÇA DO CLIMA (MMA)

Quinta-Feira (05/06)

8h30 – 10h00: A Educação Ambiental no Ensino Superior: Desafios e Perspectivas na Formação Interdisciplinar.

Coordenação: Izabel Cristina Bruno Bacellar Zaneti | Universidade de Brasília

Conferencistas:

Narjara Mendes Garcia | Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Josiane do Socorro Aguiar de Souza de Oliveira Campos | Universidade de Brasília

Maria Vitória Duarte Ferrari | Universidade de Brasília

10h00 – 12h30: ENTREGA DO PRÊMIO NANA MININNI MEDINA

14h30 – 17h30: EXIBIÇÃO DE FILMES DO 14º CIRCUITO TELA VERDE DO MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE E MUDANÇA DO CLIMA (MMA)

17h30 – 18h00: Encerramento

Programação Fórum

Quarta-Feira (04/06)

13h30: Construindo Pontes: Parcerias Estratégicas para Potencializar a Logística Reversa e Fortalecer Organizações de Catadores de Materiais Recicláveis

– A inovação da Vila do Futuro, a integração acadêmica com cooperativas de catadores, a observação crítica da aplicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos na transformação da reciclagem.

Coordenação: Maria Vitória Duarte Ferrari | Universidade de Brasília (UnB)

Painelistas:

Luiza Eugenia da Mota Rocha Cirne | Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Istefani Carisio de Paula | Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Christian Luiz da Silva | Observatório da Política Nacional de Resíduos Sólidos (OPNRS)

16h00: Café & Prosa

16h30 : Resíduos como Matéria-Prima: Novas Fronteiras da Economia Circular

– Um olhar sobre como diferentes setores estão ressignificando resíduos, reduzindo impactos ambientais e gerando negócios sustentáveis, com base em inovação, ciência e tecnologia.

Coordenação: Christian Luiz da Silva | Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Painelistas:

Valdecir Ferrari | Beigrupo Indústria de Bioinsumos

Guilherme Nogueira | Grupo Maxitex Brasil

Quinta-Feira (05/06)

13h30: Do Desafio à Solução: Educação Ambiental e estratégias para transformar resíduos em Recursos Valorizados

Este painel enfatiza a importância da conscientização e das soluções práticas para a reciclagem de materiais com alto potencial de recuperação, evitando sua destinação aos aterros e fomentando novos negócios.

Coordenação: Francisco Luiz Biazini Filho | Instituto Venturi Para Estudos Ambientais

Jeferson Alberton | Reciclar é fazer mágica

Jonas Bordignon | Ciclo 2

Selvino Tonkiel | Associação de Recicladores J.S.A.

16h00: Café & Prosa

16h30: Continuação do painel…

Representante | InPEV

Irma Niederauer e José Crispim | COOPERTEC – Soluções em Reciclagem Tecnológica

17h30: Encerramento e Informes para a próxima edição.

error: Conteúdo Protegido