Programação conta com palestra com Verônica Bohm, da UCS Sênior, debates sobre os eixos propostos e eleição de delegados para representar o município na Conferência Estadual
No dia 09 de junho, a partir das 8h, ocorre no Auditório do Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Bento Gonçalves, a V Conferência Municipal da Pessoa Idosa, com o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”.
O evento é uma realização do Conselho Municipal da Pessoa Idosa e da Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social. Durante o evento, vão ser debatidos eixos em grupos de trabalho para a confecção de propostas concretas de ações que promovam a equidade, a defesa e a proteção dos direitos das pessoas idosas para serem levadas para as Conferências Estadual e Nacional. Na ocasião, vão ser eleitos delegados para a Conferência Estadual que ocorre em setembro em Porto Alegre, com data, horário e local a serem definidos.
Na parte da manhã, a programação conta com a palestra da coordenadora do Programa UCS Sênior, Dra. Verônica Bohn, com o mesmo tema da Conferência. Ela vai explanar as diferenças singulares das velhices e de como precisa de equidades nas diferentes esferas da sociedade, promovendo condições para um protagonismo da pessoa idosa, de forma atuante e saudável.
Verônica destaca que a realidade expressa uma demanda urgente de ações sobre o cenário das gerações.“Não somos mais um país de jovens. Antes de 2050, vai começar a encolher: cada vez mais pessoas mais velhas, e menos crianças e jovens. Frente a essa questão, não é mais para ontem, é para hoje. Nessa conferência, é um espaço potente para todos os cidadãos reivindicarem melhores condições como sociedade. O envelhecimento é para todos”, enfatiza.
Na parte da tarde, vão ser debatidos os eixos propostos pelo Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.
Eixo 1 – Financiamento para Ampliação e Garantia dos Direitos Sociais.
Eixo 2 – Fortalecimento de Políticas para proteção à Vida, à Saúde e para o acesso ao cuidado integral da Pessoa Idosa.
Eixo 3 – Proteção e enfrentamento contra quaisquer formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa.
Eixo 4 – Participação Social, protagonismo e vida comunitária na perspectiva das múltiplas velhices.
Eixo 5 – Consolidação e fortalecimento da atuação dos Conselhos de Direitos da Pessoa Idosa como política do Estado Brasileiro.
O secretário de Esportes e Desenvolvimento Social, Eduardo Virissimo, destaca que o evento possibilita ampliar o diálogo, articulando a participação civil. “A Conferência, também, possibilita a aproximação dos gestores da comunidade e integração com as entidades relacionadas à pessoa idosa e sobre o envelhecimento para pensar juntos e colocar no papel ações à prevenção das violências e da saúde. A união de esforços acerca das ideias faz com que enriqueça o trabalho que viemos fazendo”.
Programação Oficial
Manhã
08h – Credenciamento
08h30 – Mesa de Abertura
09h30 – Leitura do Regimento da Conferência
09h45 – Palestra Magna: “Envelhecimento Multicultural e Democracia” – Palestrante: Dra. Verônica Bohn
10h45 – Explanação dos Eixos Temáticos e Orientações para os Grupos
11h45 – Avisos Gerais
12h – Intervalo para Almoço
Tarde
13h30 – Retomada das Atividades
13h35 – Apresentação Cultural pela Ação Social São Roque
14h – Formação dos Grupos de Trabalho – Discussão dos 5 Eixos
15h30 – Coffee Break
16h – Plenária Final – Apresentação das Propostas pelos Relatores dos Grupos
16h45 – Eleição dos Delegados
17h – Encerramento da Conferência
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Rio Grande do Sul apresenta melhora histórica nos indicadores de crimes no campo com ações na área da segurança
Serasa disponibiliza mais de 10 milhões de dívidas para negociação com 99% de desconto
Dia da Independência do Brasil – 7 de Setembro