Nesta segunda-feira (02), ocorreu no Distrito de Faria Lemos, na EEEF Ângelo Chiamolera, a abertura oficial da Semana do Meio Ambiente. Na ocasião, foi realizada a Formatura e Entrega das Carteirinhas dos Agentes Ecológicos Mirins para mais de 40 alunos. O projeto é estruturante das boas práticas relacionadas à natureza, disseminando-as em suas comunidades, visando uma mudança de atitudes e comportamentos. Assim, os alunos se tornam protagonistas na proteção e preservação.
Os alunos receberam capacitação teórica e prática e vão atuar como agentes de transformação ambiental, buscando, também, efetividade na resolução de problemas que afetam o ecossistema, zelando pelo seu equilíbrio e qualidade de vida, minimizando os impactos.
Estiveram presentes o Secretário de Meio Ambiente, Volnei Tesser, o Secretário de Desenvolvimento da Agricultura, Luiz Carlos De Mari, a coordenadora da Educação Ambiental, Caroline Todeschini Lazzarotto, a representante da Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos (CRVR), Sílvia Scopel, a diretora Marlise Fontanari Pouluki, professores e funcionários do educandário e agentes de Educação Ambiental.
A diretora comenta que a formatura foi o encontro do projeto anual da escola “Do Rio Grande do Sul par ao mundo: aprendendo e cuidando”. “Agradecemos muito à Secretaria, pois estamos aproveitando muito os ensinamentos passados para os nossos alunos”.
O secretário Volnei ressaltou que o projeto dos Agentes Ecológicos Mirins é uma atitude de cidadania. “A Educação Ambiental traz conscientização que vai projetar o futuro para o nosso planeta: plantar uma árvore e cuidá-la, cuidar dos rios e mananciais, dos animais; sem a natureza, não conseguimos viver. Mais importante é esse olhar para esses ensinamentos que vocês aprenderam, pois o município vai ganhar muito”.
Luiz Carlos De Mari destacou a importância de promover um trabalho pedagógico visando o bem-estar entre o homem e o que está ao seu redor. “É um excelente trabalho realizado nessa escola, pois vocês buscam a prevenção do nosso meio ambiente. É um trabalho em conjunto, onde precisamos que vocês, que são as próximas gerações, tenham essa preocupação com o nosso distrito e região”.
Faria Lemos teve uma grande perda de espécies nativas por causa dos deslizamentos de maio de 2024. A CVRV doou 150 mudas de Butiá, Ipê Amarelo, Araçá, entre outras, que serão plantadas no distrito.
7º Torneio Internacional de Vôlei Master movimenta 500 esportistas até domingo, 7, em Bento
Planejamento e integração garantem os menores índices de criminalidade da história gaúcha
Sicredi Serrana reinaugura agência Carlos Barbosa Maurício