Ação da CDL Jovem RS, nesta quinta-feira (29), ocorre em postos de Porto Alegre, Caxias do Sul e Erechim. No Estado, são 200 estabelecimentos participantes em cerca de 15 cidades
A alta tributação sobre produtos e serviços, além de encarecer tais itens, retira parte do poder de compra dos consumidores. Na quinta-feira (29), o Dia Livre de Impostos, que ocorre em 1,5 mil cidades do país, pretende mostrar isso na prática, com a comercialização de importantes produtos, como a gasolina, sem o repasse da tributação.
A ação liderada no Estado pela CDL Jovem, vinculada à Federação Varejista do RS, ocorre pela primeira vez, nesse formato, em âmbito estadual. São mais de 200 estabelecimentos parceiros que participam do movimento em cerca de 15 cidades. Um deles é a rede de postos SIM, que realiza ação em três cidades gaúchas – Porto Alegre, Caxias do Sul e Erechim. Em todas elas, a gasolina comum será oferecida com descontos, em alusão aos tributos pagos sobre bens e serviços no Brasil. A promoção é válida para pagamento em dinheiro, com cartão de débito ou em PIX.
Para ter acesso ao desconto, as unidades distribuirão 80 senhas em cada um dos postos a partir das 6h30min, e cada cliente poderá abastecer 20 litros do combustível com valores reduzidos a partir das 7h30min. Esses horários são válidos para os postos Ecoposto, em Porto Alegre (Av. Ipiranga, 999 – Azenha); Caxias Shopping, em Caxias do Sul (Rua João Nichele, 2.227 – Cinquentenário); e Erechim Três Vendas, em Erechim (Av. José Oscar Salazar, 312 – Três Vendas). Na unidade Juca Batista, na Capital (Av. Juca Batista, 631 – Ipanema), as senhas serão distribuídas às 15h, com os abastecimentos começando às 16h.
Além de postos, outros estabelecimentos, como supermercados, restaurantes, óticas e lojas de vestuário, participarão do Dia Livre de Impostos oferecendo itens específicos em descontos – a sugestão da CDL Jovem é que sejam praticados descontos na casa de 33% – percentual médio correspondente às tributações. A lista completa de participantes pode ser encontrada no site https://dialivredeimpostos.org.br.
Para o diretor da CDL Jovem, Lucas Magnani, o Dia Livre de Impostos é uma ótima oportunidade para a população compreender a necessidade de o Brasil rediscutir o atual sistema tributário, que penaliza o consumo e prejudica a competitividade dos negócios. “Temos uma das mais altas cargas tributárias do mundo, mas não recebemos serviços na mesma proporção dos valores que pagamos. O DLI, assim, também é uma ação educativa, mostrando o quanto o custo de vida poderia ser menor, o quanto a pesada tributação impacta na vida de cada um, interferindo na decisão de compra”, comenta Magnani.
Sobre o DLI
Essa será a 19ª edição do Dia Livre sem Impostos, uma iniciativa que surgiu em Belo Horizonte e se espalhou por todo o país por meio da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e da Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem) para chamar a atenção sobre a alta carga tributária brasiliera. Neste ano, mais de 100 mil estabelecimentos de todo o Brasil devem participar da ação, envolvendo mais de 2 milhões de consumidores.
Conforme o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação, o brasileiro trabalhou, em média, 149 dias em 2024 apenas para pagar seus impostos. O famoso impostômetro da Associação Comercial de São Paulo já rompeu, apenas neste ano, a marca de R$ 1,6 trilhão em tributos municipais, estaduais e federais pagos pelos brasileiros.
Fonte: Exata Comunicação
Foto: Freepik
Rio Grande do Sul apresenta melhora histórica nos indicadores de crimes no campo com ações na área da segurança
Serasa disponibiliza mais de 10 milhões de dívidas para negociação com 99% de desconto
Dia da Independência do Brasil – 7 de Setembro