Ação de fiscalização do trânsito de mercadorias ocorreu em Vacaria, na Serra
A Receita Estadual (RE) interceptou uma carga de 3 mil garrafas de vinho, avaliada em mais de R$ 400 mil, que era transportada embaixo de abóboras dentro de um caminhão na BR-116, em Vacaria, na Serra. A ação ocorreu no Posto Fiscal Passo do Socorro.
O veículo, com placa do Paraná, foi abordado pelas equipes de fiscalização da RE, vinculada à Secretaria da Fazenda (Sefaz), na sexta-feira (23/5). A conferência de cargas apontou que, além das abóboras, que tinham documentação fiscal adequada, havia vinhos importados de forma irregular da Argentina, sem nenhuma nota fiscal acobertando a operação.
A partir das evidências de crime de descaminho, e por se tratar de mercadoria de origem estrangeira, foram acionadas as equipes da Receita Federal do Brasil para dar destino à carga e da Polícia Rodoviária Federal para escoltar o caminhão a outra localidade. A Brigada Militar também foi chamada para dar voz de prisão ao condutor do veículo, que foi encaminhado à Polícia Federal de Caxias do Sul.
A ação da RE é resultado do acompanhamento permanente e do trabalho de fiscalização do trânsito de mercadorias, conduzido pela Delegacia do Trânsito de Mercadorias (15ª DRE – DTM) por meio de atividades de monitoramento e intervenções seletivas, com o emprego de tecnologia e inteligência artificial.
As ações – que são feitas de forma integrada com órgãos de fiscalização federais, estaduais, municipais e de segurança pública – têm como objetivo seguir incrementando o controle do fluxo interno e interestadual de veículos e cargas. Em última instância, as ações do fisco do Rio Grande do Sul buscam promover a conformidade tributária e o desenvolvimento econômico e social no Estado.
Além de constituir crime e de causar prejuízo financeiro, a irregularidade identificada em Vacaria também é prejudicial aos contribuintes que cumprem corretamente a legislação, pois estabelece concorrência desleal entre empresas do setor.
Texto: Ascom Sefaz
Edição: Felipe Borges/Secom
Foto: Ascom – SEFAZ-RS
Rio Grande do Sul apresenta melhora histórica nos indicadores de crimes no campo com ações na área da segurança
Serasa disponibiliza mais de 10 milhões de dívidas para negociação com 99% de desconto
Dia da Independência do Brasil – 7 de Setembro