Candidatos dissertam sobre o que é ter um estilo na redação da UFRGS

A partir de citações do escritor moçambicano Mia Couto e da cantora brasileira Eis Regina, a prova de Redação do Vestibular da UFRGS abordou a questão sobre a imitação e a produção de um estilo próprio. Os trechos transcritos revelam o entendimento dos dois artistas sobre suas singularidades construídas a partir de modelos de outros. O enunciado trouxe ainda uma reflexão do filósofo francês Robert Dufour, para o qual “estilo no mundo atual é não ter estilo”. Os candidatos tiveram de dissertar sobre o que é ter um estilo.

As redações são avaliadas em duas modalidades – analítica e holística – por dois examinadores distintos. Cada um atribui escores independentes entre 0 e 10. Se os escores tiverem distanciamento maior ou igual a 2,5 pontos, a redação será reavaliada por um terceiro examinador. São avaliadas somente as redações de candidatos pré-classificados, conforme critérios descritos no item 6 do Manual do Candidato. A redação equivale a 50% da prova de Língua Portuguesa, e os outros 50% correspondem às 25 questões de escolha múltipla. O gabarito referente a estas questões será divulgado hoje, às 17h, no site do Vestibular.

A tranquilidade que marcou o primeiro dia do Vestibular se repetiu nesta segunda-feira, não havendo registro de incidentes ou transtornos. Amanhã, terça-feira, dia 10, serão aplicadas as provas de Biologia, Química e Geografia. O Vestibular termina na quarta-feira, dia 11, com História e Matemática. Os vestibulandos poderão acessar no Portal do Candidato a partir da tarde de hoje o espelho das folhas óticas das provas do dia anterior.

Fonte: Imprensa UFRGS

error: Conteúdo Protegido