DNIT utiliza biomantas vegetais para conter deslizamentos na reconstrução da BR-470, entre Bento e Veranópolis

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) está adotando soluções sustentáveis e de alta eficiência na reconstrução da BR-470, na região da Serra do Rio das Antas, após os estragos causados pelas enchentes de maio de 2024. Uma das principais técnicas em execução é a aplicação de biomantas vegetais em taludes, nas áreas inclinadas às margens da rodovia que exigem atenção especial para evitar erosões e deslizamentos.
As biomantas são compostas por fibras naturais, como coco ou palha, e têm função provisória de proteção do solo. Biodegradáveis e ambientalmente corretas, essas mantas são aplicadas sobre os taludes logo após os serviços de terraplenagem ou reaterro, oferecendo estabilidade ao terreno até que a vegetação definitiva se desenvolva.
O processo realizado começa com a limpeza da superfície, seguida da semeadura direta ou hidrossemeadura. Em seguida, a biomanta é desenrolada sobre o solo e fixada com estacas de madeira ou grampos metálicos, garantindo contato total com o terreno. Essa cobertura protege o solo da ação da chuva e do vento, reduzindo a perda de material e criando um ambiente propício para a germinação das sementes.
Atualmente, as intervenções com biomantas estão em execução em 12 pontos da BR-470. Em Veranópolis, nos quilômetros 178, 187, 189 e 190. Em Bento Gonçalves nos quilômetros 192, 194, 195, 196, 198, 199 e 211. Já em Salvador do Sul, a solução é executada no km 254.
As ações integram o compromisso do DNIT com a reconstrução segura, duradoura e ambientalmente responsável da infraestrutura federal. A autarquia segue mobilizada para restabelecer a normalidade na BR-470, enfrentando os desafios impostos pelas condições climáticas extremas.
Fonte e foto: DNIT – Comunicação
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