Ação resultou na prisão em flagrante de uma pessoa
Equipes da RGE realizaram mais uma ação contra fraudes e furtos de energia na cidade de Caxias do Sul nesta terça-feira, 27. Eletricistas da distribuidora, com apoio da polícia civil, constataram furto de energia em um comércio da cidade.
A ação teve como objetivo fiscalizar uma loja de automóveis, no bairro Rio Branco, com suspeita de irregularidade. Chegando ao local, foi identificada uma ligação direta à rede elétrica que abastecia o estabelecimento, sem passar pelo medidor, o que impossibilitava a leitura do consumo.
Ao final da ação, a ligação irregular foi desfeita e o proprietário preso por furto de energia, sendo conduzido à delegacia.
Crime. Fraudes e furtos de energia são crimes previstos no Código Penal com penas que podem chegar a até quatro anos de prisão. Após confirmado o furto, a RGE realiza os cálculos e estima a quantidade de energia furtada, ou seja, o que foi consumido pelo estabelecimento e que deixou de ser pago à distribuidora. Desta forma, a companhia pode fazer a cobrança retroativa dos valores.
Outra consequência das fraudes e furtos é a piora na qualidade do serviço de distribuição de energia, uma vez que as ligações clandestinas sobrecarregam as redes elétricas.
Eficiência. O investimento em inteligência artificial, acoplado a novos sistemas com geração de alarmes para direcionamento de inspeções, resulta em maior assertividade do trabalho desenvolvido pela Diretoria Comercial do Grupo CPFL em seus processos de monitoramento e análise. Deste modo, a Companhia consegue preventivamente identificar possíveis variações no consumo de energia que indiquem perdas comerciais. Além dos investimentos em processos, o grupo também tem trabalhado em conjunto com os órgãos públicos e as autoridades policiais para coibir a prática de fraudes e furtos.
Fonte: Assessoria de Imprensa RGE
Corsan moderniza atendimento com novas plataformas virtuais
POLÍCIA CIVIL PRENDE FORAGIDO SUSPEITO DE INTEGRAR GRUPO RESPONSÁVEL POR ROUBO DE VEÍCULOS, EM CAXIAS DO SUL
ACIDENTE FATAL ENTRE VAN E RETROESCAVADEIRA DEIXA UM MORTO, EM MOSTARDAS