Na manhã desta quarta-feira, dia 21, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu um homem, 36 anos, que transportava 380 litros de agrotóxicos contrabandeados da Argentina. A ação ocorreu na BR-285, em Vacaria.
Durante operação de combate à criminalidade, os policiais rodoviários federais deram ordem de parada ao motorista de um Gol emplacado em Campo Erê/SC, que se deslocava entre Vacaria e Bom Jesus. O condutor desobedeceu à ordem e tentou fugir dos PRFs utilizando um dispositivo que criava uma cortina de fumaça.
O automóvel foi abordado pela equipe e os agentes constataram que ele estava carregado com 380 litros de herbicida proibido no Brasil. O material estava distribuído no porta-malas e no assoalho do automóvel, que teve os bancos dos passageiros retirados para acomodar a mercadoria.
A comercialização e o uso do agrotóxico apreendido foram proibidos no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O produto é classificado como de toxicidade agudamente grave para todos os órgãos humanos, podendo resultar em morte dentro de 24 horas após a ingestão, não existindo antídoto eficaz.
O motorista, natural de São Miguel do Oeste/SC, estava com a carteira de habilitação vencida e não possuía antecedentes criminais. Ele foi preso e encaminhado, com a carga apreendida, à polícia judiciária em Caxias do Sul.
Fonte/foto: PRF
Dia Livre de Impostos mobiliza cidades gaúchas
Secretaria da Agricultura realiza atividades de educação sanitária na região do foco de gripe aviária
Cáritas da Diocese de Caxias do Sul promove ação solidária de inverno para aquecer corações