As salas de cirurgia do Tacchini Medical Center foram planejadas com base nas mais modernas referências internacionais, sobretudo as norte-americanas, e contam com tecnologias que vão elevar o nível de segurança, conforto e eficiência dos procedimentos realizados. O ambiente cirúrgico, que tem inauguração prevista para o segundo semestre deste ano, foi projetado para beneficiar tanto os pacientes quanto as equipes médicas, integrando soluções inovadoras de maneira funcional e intuitiva.
As torres e cabos que normalmente são vistos em blocos cirúrgicos tradicionais, não farão parte do Tacchini Medical Center. No lugar de toda essa estrutura, estarão estativas — braços mecânicos presos ao teto, que sustentam e organizam diversos equipamentos essenciais.
“Essa solução não apenas libera espaço físico no ambiente, como também melhora a circulação da equipe e reduz riscos de contaminação e acidentes com fios e dispositivos no chão. Tudo fica ao alcance dos profissionais, de forma prática e segura, otimizando o tempo cirúrgico e aumentando a precisão nos movimentos”, descreve a Dra. Miriam de Toni Abboud, diretora técnica do Tacchini Medical Center.
Outra inovação invisível aos olhos, mas essencial, está na canalização de gases medicinais como oxigênio, CO2 e óxido nitroso. Em vez de cilindros isolados, os gases percorrem um sistema integrado diretamente às salas, com monitoramento constante da equipe de manutenção. Isso garante regularidade no fornecimento, mais segurança e agilidade para todos os tipos de intervenção.
A iluminação cirúrgica também ganhou em tecnologia. Os focos de luz contam com um sistema de laser na ponta que mapeia automaticamente o campo de atuação do cirurgião. A partir dessa leitura, o equipamento ajusta a intensidade luminosa de forma precisa, promovendo um ambiente de trabalho ideal e minimizando sombras ou excesso de claridade. Esse tipo de ajuste inteligente colabora diretamente com a qualidade visual durante o ato cirúrgico, além de reduzir a fadiga ocular dos profissionais.
Outra novidade é a presença de câmeras de alta definição nas salas cirúrgicas. Os equipamentos permitem o monitoramento dos procedimentos, com opção de gravação em alta definição ou até mesmo transmissão ao vivo para fins educacionais ou de supervisão técnica (tudo realizado a partir da concordância do paciente). Essa tecnologia abre caminhos para trocas de conhecimento em tempo real, favorecendo a formação médica e o controle de qualidade das práticas adotadas.
A anestesia, etapa crítica em qualquer intervenção, também recebe suporte de um equipamento de última geração. O carro de anestesia moderno presente nas salas do Tacchini Medical Center garante maior precisão no controle dos medicamentos e monitora os sinais vitais com sensibilidade e estabilidade, proporcionando mais segurança ao paciente e tranquilidade à equipe.
Outro destaque é a mesa cirúrgica móvel, radiotransparente, capaz de se adaptar com facilidade ao tipo de procedimento. Além de permitir ajustes de altura e inclinação, promovendo ergonomia ideal aos cirurgiões, essa mesa possibilita a realização de exames de imagem sem que o paciente precise ser movido, o que é especialmente importante em procedimentos ortopédicos.
Todos esses recursos inserem a nossa região em um conceito pensado para o futuro da medicina, em que a tecnologia é ferramenta essencial para salvar vidas, garantir conforto e elevar a qualidade do atendimento prestado. Temos certeza de que a comunidade da região vai se beneficiar muito de cada um dos novos recursos”, completa a Dra. Miriam.
Pouca chuva e temperaturas baixas marcaram o mês de abril
ExpoBento promove capacitação estratégica para expositores da 33ª edição
9ª Feira do Livro Infantil Sesc encanta público de 600 pessoas nos bairros de Bento Gonçalves