Evento gratuito ocorre neste sábado, dia 17 de maio, a partir das 19h30
Neste sábado, 17 de maio, às 19h30, a Sociedade Educativa e Cultural 20 de Novembro, em Bento Gonçalves, será palco do projeto “Grupo Alforria canta a São Miguel”. A iniciativa idealizada por Odorico Ribeiro visa contar a história da origem da chegada da imagem de São Miguel a Passo Fundo e de sua Romaria, através de um espetáculo artístico-musical.
O projeto tem o objetivo de resgatar e compartilhar com as novas gerações a trajetória de dois escravos passo-fundenses, Generoso e Isaías, que lutaram na Guerra do Paraguai em busca de liberdade. Ao retornarem para casa, pai e filho encontraram a imagem em uma vala e a levaram até a localidade do Pinheiro Torto, em Passo Fundo, onde foi construída a Capela de São Miguel em homenagem ao santo — origem da tradicional romaria da cidade.
Desde sua fundação em 2011, o Grupo Alforria se dedica a transmitir a história às novas gerações e a valorizar a cultura negra na região. “Com o grupo Alforria, propus a ideia de reviver histórias não registradas, passadas de pai para filho desde o tempo da escravidão. Contamos a história da população negra e suas transformações sociais. Agora, vamos levar também essas memórias para além de Passo Fundo”, afirma Odorico, coordenador do Grupo Alforria.
A presidente da Sociedade Educativa e Cultural 20 de Novembro, Zilda Marques Da Silva Nuncio, ressalta da importância do espetáculo de ser encenado no local. “Este espaço é muito mais do que um palco: é um símbolo de resistência, memória e valorização da cultura afro-brasileira. Ao apoiarmos esse evento, estamos reconhecendo a importância da arte como instrumento de transformação social, de fortalecimento da identidade e de combate ao racismo. Cada apresentação, cada música, cada expressão artística, que nasce e é encenada aqui carrega a história de ancestralidade de um povo que resiste e contribui todos os dias para a riqueza cultural do nosso país”.
Em 2021, foi lançado livro “São Miguel – Príncipe, guardião, guerreiro”, pela Universidade de Passo Fundo, que aborda sobre a história da romaria, sendo uma das mais antigas do Estado do RS, que ocorre há mais de 155 anos, em 29 de setembro.
O projeto “Alforria canta a São Miguel” foi aprovado pelo edital da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), com financiamento do Pró-Cultura e Governo do Estado, e realização do Ministério da Cultura e Governo Federal.
Fonte / foto: Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura
PG
Brigada Militar prende dupla com moeda falsa em Veranópolis
Bairros Ouro Verde e Fátima recebem programação da Feira do Livro Infantil Sesc neste fim de semana
Projeto “Grupo Alforria canta a São Miguel” será realizado em Bento Gonçalves neste sábado