Na segunda-feira (12), ocorreu na Fundação Casa das Artes, em Bento Gonçalves, a abertura da capacitação sobre o Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (Sipia), criado em 1997 pelo Governo Federal, promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (COMDICA) para os profissionais que atuam na rede proteção como da Assistência Social, Educação, Saúde, Segurança e do Conselho Tutelar.
A capacitação foi ministrada pela Grazy Damasceno, formada Mestre em Direito, Doutora em Desenvolvimento Sócio-Econônico, além de consultora da Organização das Nações Unidas e do
Fundo das Nações Unidas para a Infância com formações para profissionais relacionadas como à escuta especializada e políticas para a Primeira Infância.
O Sipia, recentemente, teve mais uma atualização garantindo que não haja subnotificações nos atendimentos. A nível nacional, Bento Gonçalves está entre os municípios que mais utiliza o sistema que gera dados e estatísticas fidedignas para o desenvolvimento de políticas públicas para a proteção e atendimento integral de crianças e adolescentes.
De acordo com o presidente do COMDICA, Nadir Antônio Zeni,“precisamos ter formações continuadas, pois é nosso dever legal de proporcionar aos nossos profissionais. O Sipia auxilia e projeta onde devemos melhorar dentro do município. Assim, podemos direcionar os recursos para reforçar, por exemplo, violações de direitos e vulnerabilidades sociais”.
A capacitação segue até o dia 16 de maio, sendo que a parte prática está sendo realizada no Laboratório de Informática da EMEF Tancredo Neves.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
PG
Maio Laranja: campanha de conscientização contra o abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes ocorre neste sábado
Brasil tem sete vinhos premiados no 26º VinAgora International Wine Competition, na Hungria
Esportivo estreia pelo Gauchão A2 com apoio da torcida neste sábado