Tema será um dos pilares de encontro mundial que ocorre em Garibaldi nos dias 14, 15 e 16 de maio
A pauta da economia circular é um dos pilares do XIV Fórum Mundial das Cooperativas Vitivinícolas, que ocorre a partir de amanhã e segue até sexta-feira, em Garibaldi. A temática abre o encontro na tarde desta quarta-feira (14), com painel destacando o case da cooperativa italiana Caviro. Estabelecida na região da Emilia-Romagna, a organização transforma resíduos em recursos preciosos, dentro de um modelo de negócio que gera valor real e compartilhado. Tudo é reaproveitado para fazer parte, novamente, do ciclo produtivo ou criar novos aproveitamentos, como os lodos e os corretivos do solo obtidos pela digestão anaeróbica, para serem utilizados na agricultura como fertilizantes naturais.
Ações como essas vão ao encontro dos ideais cooperativos, que têm nas pessoas sua razão de ser. Assim, a sustentabilidade, como o cooperativismo, busca o bem comum – e, neste sentido, o meio ambiente saudável é primordial para isso. A própria Organização das Nações Unidas (ONU), que inclusive declarou 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas, já manifestou como essas organizações são essenciais para o mundo alcançar o desenvolvimento sustentável. Isso porque o propósito não está apenas no lucro, mas nas pessoas, que atuam em sociedade a partir de valores como solidariedade e democracia e princípios como educação, formação e informação e interesse pela comunidade.
Com os conceitos de reduzir, reciclar e reutilizar, a economia circular age para reduzir desperdício e poluição, prolongando a vida útil dos produtos e convergindo às propostas cooperativas como modelo de desenvolvimento sustentável, a fim de melhorar as condições de vida e de trabalho. “Numa cooperativa, tudo está estruturado para o crescimento de todos. Os cooperados têm acesso à assistência técnica, à tecnologia e à possibilidade de participar de projetos coletivos, como as compras coletivas, que diminuem os custos de produção. Tudo isso age em favor da sustentabilidade, lembrando que as decisões são tomadas em conjunto e com possibilidade de compartilhamento dos meios de produção”, destaca Hélio Marchioro, Diretor-Executivo da Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul (Fecovinho-RS), que organiza o XIV Fórum Mundial de Cooperativas Vitivinícolas.
Tendo a Cooperativa Vinícola Garibaldi como anfitriã, o evento chega à sua terceira edição no Brasil. Em todas, a Serra foi o destino do encontro que promove intercâmbios e discussões acerca de temas relacionados à produção, à comercialização e ao consumo do vinho, além de assuntos como gestão e tecnologia. Nas outras oportunidades, Caxias do Sul, em 2013, e Bento Gonçalves, em 2018, receberam o evento.
Neste ano, 17 cooperativas de oito países – Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Bolívia, Itália, Espanha e Alemanha – participam do fórum, que se estende em programação até o dia 16 de maio. Além de painéis e debates, uma outra agenda enriquecedora do evento serão as visitas técnicas em cooperativas da região, fortalecendo a intercooperação e promovendo a troca de conhecimento.
Serviço
O quê: XIV Fórum Mundial de Cooperativas Vitivinícolas
Quando: dias 14, 15 e 16 de maio
Onde: Garibaldi, no Dall’Onder Ski Hotel
O evento não é aberto ao público não inscrito.
Programação
Dia 14 de maio
15h: Encontro Economia Circular: o caso Caviro (Itália), na Cooperativa Garibaldi
18h: Solenidade de abertura, no Dall’Onder Ski Hotel
Dia 15 de maio
9h: Fórum, no Dall’Onder Ski Hotel
14h: Visita técnica ao Vitis Aurora, na Cooperativa Vinícola Aurora, em Pinto Bandeira
16h: Visita técnica à Unidade Fabril da Cooperativa Vinícola Aurora, no Vale do Vinhedos
18h30: Painel Vinho é Saúde, na Cooperativa Garibaldi
Dia 16 de maio
9h: Fórum, no Dall’Onder Ski Hotel
10h: Visita técnica e integração (jovens) à Cooperativa Vinícola Nova Aliança, Flores da Cunha
14h: Visita técnica à Cenecoop, em Farroupilha
16h: Visita técnica à Cooperativa Vinícola São João, em Farroupilha
19h: Solenidade e jantar de encerramento na Cooperativa Vinícola São João
Fonte: Exata Comunicação
Foto: Divulgação
Em dez anos da Lei dos Desmanches, roubos de veículos caíram 87% no Rio Grande do Sul
Senai-RS está com inscrições abertas para cursos técnicos gratuitos em Bento Gonçalves
Aprovale celebra projeção e negócios na Wine South America