A Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), que prevê inclusão dos fatores de riscos psicossociais no ambiente de trabalho no Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO), foi tema de um comunicado emitido pela Federasul (Federação das Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul).
A NR-1 foi determinada pelo Ministério do Trabalho e Emprego em abril, tendo caráter educativo e orientativo até maio de 2026 – o objetivo deste prazo é permitir que as empresas ajustem seus processos e promovam ambientes de trabalho mais seguros.
Durante esse período as mudanças e principais dúvidas pode ser esclarecidas através de um guia criado pelo Governo Federal, que pode ser acessado pelo link:
Em breve, a Associação de Pequenas e Médias Empresas de Garibaldi (Apeme) deve realizar um workshop sobre o assunto. Os fatores psicossociais no trabalho são situações que envolvem a maneira como as atividades são planejadas, organizadas e executadas. Quando não são bem conduzidas, essas situações podem prejudicar a saúde mental, física e social dos trabalhadores.
Exemplos incluem metas impossíveis de cumprir, excesso de trabalho, assédio moral, falta de apoio dos chefes, tarefas repetitivas ou solitárias, desequilíbrio entre o esforço e a recompensa, além de locais com falhas na comunicação. Esses fatores deverão constar no inventário de riscos ocupacionais, ao lado dos já reconhecidos riscos físicos, químicos, biológicos, de acidentes e ergonômicos.
Em dez anos da Lei dos Desmanches, roubos de veículos caíram 87% no Rio Grande do Sul
Senai-RS está com inscrições abertas para cursos técnicos gratuitos em Bento Gonçalves
Aprovale celebra projeção e negócios na Wine South America