Primeira etapa de escuta pública vai contribuir para o Plano Museológico 2025-2030
De 12 a 18 maio, o Instituto Nacional de Museus (Ibram) promove a Semana Nacional de Museus. Nesse ano, tem como tema “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”, tendo como eixos patrimônio imaterial, juventude e novas tecnologias. O Museu do Imigrante elaborou uma programação, sendo que a primeira atividade ocorre nessa quarta-feira (14), no Ponto de Cultura e Memória Vale dos Vinhedos, a partir das 18h, com a oficina “Para que e quem serve o Museu do Imigrante?”.
Na ocasião, será apresentado o Plano Museológico, documento norteador de todas as ações, atividades e projetos realizados até então, e será promovido o início do novo diagnóstico da instituição para o período 2025-2030. No documento, tem-se uma metodologia de gestão como missão, objetivos, histórico, estrutura organizacional e administrativa, gestão de acervos, exposições, ações educativas, sobre o prédio que abriga o museu e suas medidas de prevenção de incêndio e segurança, acessibilidade, programa e projetos.
A oficina vai ser um espaço de construção de percepções, olhares e atualizações do Museu do Imigrante frente às transformações da agenda cultural contemporânea junto à comunidade. Nessa primeira etapa, também vão ser realizadas dinâmicas por meio de perguntas: “Como você imagina uma nova exposição no Museu do Imigrante?”, “Que tipo de trabalho é desenvolvido?”, “Para você qual é o principal significado do Museu do Imigrante?”, “Quais atividades que precisariam melhor desenvolvidas?”, entre outras que possibilitam abrir um diálogo participativo de diferentes território de Bento Gonçalves, debatendo sobre questões de representatividade, etnias e identidades regionais. A segunda etapa está prevista para ocorrer na Praça CEU.
Conforme a museóloga Deise Formolo, “a oficina vai ampliar o debate sobre o novo papel dos museus. Para além de ser a casa da memória, o Museu é um centro gerador de um processo aberto, abrangente e integrativo das demandas da atualidade. É preciso ouvir a comunidade para se ter uma compreensão, até mesmo, restaurativa da história da cidade e região. Aos poucos, vamos ter uma nova expografia, novo texto curatorial, novos móveis, novos objetos”, destaca.
Serviço
O que: Semana Nacional de Museu – Oficina “Para que e quem serve o Museu do Imigrante?”
Quando: 14 de maio
Horário: 18h
Onde: Ponto de Cultura e Memória Vale dos Vinhedos – Via Trento, 1066, Vale dos Vinhedos (do lado da Igreja do Vinho)
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Com público de 30 mil pessoas, 3ª ExpoSanta consolida-se como maior edição da história
Estado arrecada R$ 4,3 bilhões com o IPVA 2025 até o vencimento
TecnoUCS promove painel sobre captação de investimentos, no dia 15 de maio