Na última segunda-feira (05), foi realizada no Salão Nobre da Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves a recepção ao Embaixador da Itália Alessandro Cortese. O evento contou com a presença do cônsul-geral da Itália em Porto Alegre, Valério Caruso, Deputado Estadual Guilherme Pasin, vice-prefeito Amarildo Lucatelli, ex-prefeito Aido José Bertuol, comitiva do Friuli, entidades e demais autoridades.
Iniciando o evento o Coral Vale dos Vinhedos, liderado pelo maestro Gilberto Farina, cantaram “Giorno de patensa”, “Barca de esperança” e “Brucar le vine”, tecendo uma síntese, da jornada dos imigrantes italianos, desde a partida da terra natal, a travessia pelo oceano e a chegada em terras distantes para criar uma cultura por meio do trabalho.
“Ficamos muito felizes com a visita da Comitiva Italiana, pois Bento Gonçalves está festejando a efeméride com diversas instituições, entidades e lideranças de nosso município. É uma honra para mim estar trabalhando esse tema, a nossa cultura-mãe, que enaltece e valoriza o legado dos imigrantes italianos. Acredito que todo mundo sente dentro de si de estar mais próximo do exercício das manifestações culturais italianas. Assim vamos continuar por muitas gerações e gerações”, destacou o secretário de Cultura e Presidente da Comissão Técnica dos 150 Anos da Imigração Italiana, Evandro Soares.
O cônsul Valério Caruso agradeceu a acolhida e trouxe à memória os fatos de maio de 2024. “A última vez que o embaixador veio para cá foi numa situação trágica, grave. Pode observar de perto o estrago das enchentes. Aqueles dias de maio, o embaixador ligava todos os dias para o auxílio da catástrofe. E hoje estamos aqui, renovados, com o brilho de quem superou, de quem arregaçou as mangas. Essa comunidade tem a resiliência no seu DNA e mais uma vez, 150 anos depois, demonstrou isso. É um orgulho poder representar essa comunidade maravilhosa”.
Em sua fala, o o Embaixador da Itália Alessandro Cortese enfatizou a força de superação, fazendo um paralelo da imigração e dos fatos de maio de 2024. “Aqui temos uma comunidade italiana e os estados do RS de descendentes. A Itália sempre se lembra de seus filhos. Sou enamorado da Serra Gaúcha e, por meio das canções, podemos visualizar a história de sacrifícios e de coragem de deixar sua terra e chegar em outro país e construir essa cidade maravilhosa. É uma força que também foi demonstrada depois das enchentes, de superação das dificuldades”.
O Prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira destacou a importância da ajuda do Embaixador e do Cônsul de conhecer de perto os estragos dos deslizamentos em Faria Lemos. “O Cônsul Valerio falou da dificuldade de chegar ao estado do RS. Eu me lembro muito bem. A gente lembra de todos que vieram. O emissário da Itália veio até o distrito de Faria Lemos para entender o que estava acontecendo. O senhor veio para ajudar, vivendo esse momento trágico da história do RS. O senhor embaixador deu um magnífico exemplo. O senhor, vindo a nossa cidade, num momento difícil, simbolizou a sua preocupação para a reconstrução dos descendentes italianos”.
Fonte e foto: Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura
PG
Rio Grande do Sul apresenta melhora histórica nos indicadores de crimes no campo com ações na área da segurança
Serasa disponibiliza mais de 10 milhões de dívidas para negociação com 99% de desconto
Dia da Independência do Brasil – 7 de Setembro