Palestra ocorreu na manhã de segunda-feira (05) na sede da entidade
Do relato do cenário desafiador registrado no Rio Grande do Sul a uma mensagem de otimismo com relação ao potencial de desenvolvimento socioeconômico do Estado, o secretário Ernani Polo compartilhou detalhes do plano de ações propostas pelo governo para estimular o progresso gaúcho. O titular da pasta estadual do Desenvolvimento Econômico esteve no Centro da Indústria, Comércio e Serviços na manhã de segunda-feira (05) para uma palestra focada na apresentação de dados e perspectivas.
“Temos metas de crescimento até 2030 com indicadores como crescimento do PIB na casa dos 3%, além de crescimento do PIB per capita de 21% e aumento da produtividade do Estado em 20%. Para tal, é importante entendermos esse plano como sendo do Estado do Rio Grande do Sul, um movimento que precisa ser abraçado por todos – do governo à sociedade – para que possamos alcançar os resultados propostos”, destacou Polo.
O Plano de Desenvolvimento Econômico tem cinco prioridades estratégicas: Capital Humano, Inovação, Ambientes de negócios; Infraestrutura e Recursos Naturais. Desses habilitadores derivam 12 alavancas, traduzidas em 41 iniciativas. Nesse contexto, Polo também destacou o programa ‘Investe.RS’, que foca nas diretrizes e setores priorizados no Plano de Desenvolvimento visando a atração de investimentos para o Estado e a promoção comercial dos produtos gaúchos no Brasil e no mundo. O objetivo macro é impulsionar investimentos no Estado a partir de uma série de ferramentas de inteligência, organizadas e disponibilizadas para atrair novos negócios. “O Estado tem diversas ilhas de excelência, entre elas a Serra gaúcha, região com vocação empreendedora e com pessoas com visão de futuro, lideranças que implementam projetos bem-sucedidos e que ajudam a sustentar nosso otimismo com relação ao futuro gaúcho”, disse. Mais detalhes sobre o documento e suas propostas podem ser conhecidos pelo site planoriogrande.rs.gov.br/desenvolvimento
Diálogo construtivo
Ao oportunizar o encontro dos empresários com o Secretário do Desenvolvimento Econômico do RS, o CIC-BG incentiva um formato de trabalho que preza pelas parcerias entre os setores público e privado. “É importante que estejamos todos trabalhando pelo progresso coletivo, cada um com suas contribuições e engajamento em busca dos resultados que esperamos”, disse o presidente Carlos Lazzari. Parceiro da iniciativa do café da manhã com o secretário Ernani Polo, o Sicredi também acredita nas parcerias como estratégica para buscar o fortalecimento. “Valorizamos esse trabalho com as instituições locais, organizações sociais e iniciativas que fomentam o crescimento regional”, disse a gerente Deise Ticiani.
Enaltecendo o trabalho do secretário Ernani Polo, o prefeito Diogo Siqueira reforçou a importância dessas ações de aproximação. “O respaldo e apoio das entidades, essa integração entre o público e o privado é fundamental para que a sociedade conheça algumas iniciativas importantes a serem implementadas, os resultados que elas irão trazer e o tempo para que isso aconteça. É um alinhamento muito importante”, destacou. Pela seriedade com a qual conduz os trabalhos, o Secretário também foi reconhecido pelo deputado estadual Guilherme Pasin. “Ernani Polo é um aliado da retomada econômica e desenvolvimento do nosso Estado e, por isso, é sempre muito bem-vindo à nossa região”, disse.
Fonte e foto: Exata Comunicação, Bárbara Salvatti
Rio Grande do Sul apresenta melhora histórica nos indicadores de crimes no campo com ações na área da segurança
Serasa disponibiliza mais de 10 milhões de dívidas para negociação com 99% de desconto
Dia da Independência do Brasil – 7 de Setembro