Cidade sediou evento na Linha 80 da Leopoldina, com a presença do embaixador da Itália no Brasil
Monte Belo do Sul acompanhou uma grande demonstração da força e da representatividade da cultura herdada dos imigrantes italianos por meio da fé. Num encontro com 10 municípios da Serra, a Rota dos Capitéis inaugurou a sinalização de seu roteiro regional, tendo como cenário um capitel de 1938 localizado na Linha 80 da Leopoldina e a presença do embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese. A solenidade ocorreu no dia 06 de maio.
O projeto liderado pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG) deu início a uma nova etapa da proposta, cuja essência está na valorização cultural do patrimônio religioso da região. Agora, todos os 15 trechos que compõem a rota regional estão sinalizados em seus 330 quilômetros. O roteiro começa por Bento Gonçalves, na Igreja Santo Antônio, passa por áreas ruais e urbanas dos 10 municípios participantes e encerra no mesmo ponto de partida. “Monte Belo do Sul se sente honrado em receber este evento, e está dentro de nós este espírito de abraçar os que nos visitam e certamente os que por aqui passarem para visitar os nossos capitéis e igrejas. Os capitéis são sinônimo não apenas de tradição de um povo, mas também da fé transformada em esperança. Cabe a nós, gestores públicos, apoiar nossas comunidades e famílias a fim de que possamos manter essas obras dos nossos antepassados íntegras e honradas”, disse o prefeito de Monte Belo do Sul, Jorge Benvenutti.
A solenidade, ocorrida em frente ao salão da comunidade, com vistas à Capela Santo Antônio, feita de madeira e integrante do roteiro, ocorreu com forte demonstração da italianidade regional. Grupos de dança e coros demonstraram por meio de hábitos e costumes os valores da tradição, num cenário cercado de parreiras, um dos maiores legados dos imigrantes.
Essa paisagem natural, verdadeiro patrimônio da Serra, marca muito dos caminhos por onde estão espalhados os 468 templos religiosos (252 capitéis, 175 capelas, 23 grutas, 16 igrejas e duas ermidas) que fazem parte da Rota dos Capitéis. Além do roteiro regional, o projeto contempla 64 rotas circulares que, juntas, somam mais de 2,3 mil quilômetros de extensão. Elas receberão sinalização num segundo momento, e começam e terminam no mesmo ponto. Do total, 1.063km são rotas para veículos, outros 772km são para cicloturismo e 533km para caminhadas. Para o secretário de Turismo e Cultura, Alvaro Manzoni, a Rota dos Capitéis vai ao encontro de um intenso trabalho desenvolvido pelo município para fomentar o turismo local. “Este é um momento histórico pra toda a região, mas para Monte Belo representa a consolidação de um trabalho que a gente vem desenvolvendo há muito tempo com nossos empreendedores, aprimorando nossa infraestrutura. Nós estamos agregando um produto novo e, mais do que isso, integrado à região. Cada município tem o projeto dele, e nós estamos indo na direção correta do que a gente pretende no desenvolvimento da região. Nosso empreendedor está esperando novidades, e essa novidade está na Rota dos Capitéis”, avalia. O proprietário da Vinícola Calza, Júnior Calza, acredita que a Rota dos Capitéis fomentará ainda mais a atividade turística. “Ela tem um potencial muito grande para fidelizar nossa cultura, criando um turismo rural, de paisagem, que remete também à vitivinicultura e lida com esse aspecto das tradições, dos imigrantes que colonizaram nosso município”, destaca. Esse foi um dos aspectos que o Embaixador fez questão de ressaltar. “Para mim é fantástico estar no meio dessa festa com música e danças tradicionais. Realmente, parece que estou num pedaço da Itália no Brasil, e o roteiro é uma reunião de valorização cultural e do turismo que a Itália também precisa conhecer”, disse Cortese.
Além de Monte Belo do Sul, fazem parte da proposta os municípios de Bento Gonçalves, Boa Vista do Sul, Carlos Barbosa, Coronel Pilar, Farroupilha, Garibaldi, Imigrante, Pinto Bandeira e Santa Tereza. Durante o evento, também foi lançado o site oficial do projeto (http://rotadoscapiteis.com.br). Nele, é possível baixar o guia de orientações gerais e outras informações a respeito da nova opção em turismo cultural da Serra.
Fonte: Exata Comunicação
Foto: Majola Estúdios
PG
Meeting Empresarial da Fiema Brasil traz doze palestras em três dias de imersão
Santa Tereza é destaque na Mostra Teu SUS RS com projeto de acolhimento no pós-enchente
Leite lança programa MEI RS Calamidades 2 com mais de R$ 127 milhões para microempreendedores