O programa contempla 154 cidades e já retirou mais de 360 mil metros cúbicos de sedimentos de pequenos rios e arroios
O governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur), deu mais passo importante rumo ao fortalecimento e à intensificação das ações de desassoreamento no território gaúcho. Nesta terça-feira (6/5), 35 municípios participaram da solenidade de assinatura dos termos de cooperação e ordens de início do Programa de Desassoreamento do Rio Grande do Sul (Desassorear RS), que conta com investimento total de R$ 301,3 milhões, por meio do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs), e contempla 154 cidades em diferentes regiões do Estado.
O titular da Sedur, Marcelo Caumo, ressaltou a importância do Desassorear RS para os municípios, enquanto programa estratégico implementado pela Sedur no âmbito do Plano Rio Grande, que é coordenado pelo governador Eduardo Leite como um programa de Estado, cujo objetivo é reconstruir o Rio Grande do Sul e torná-lo ainda mais forte, resiliente e preparado para o futuro.
“Estamos vivenciando um período marcante no nosso Estado, trabalhando fortemente pela reconstrução e adaptação diante dos desafios que nos foram impostos pelas enchentes. O Desassorear RS faz parte desse processo, seguindo uma perspectiva de resiliência climática, que a partir do Plano Rio Grande vem beneficiando municípios de diferentes regiões do nosso território. Neste momento, coloco a nossa secretaria à disposição de todos os municípios aqui presentes para auxiliá-los no que for necessário nessa etapa de reconstrução”, disse Caumo.
A Sedur é responsável pelo Eixo 1 do Desassorear RS, que trabalha com recursos hídricos de pequeno porte, como rios menores, arroios e canais de drenagem. Até o momento, foram retirados mais de 360 mil metros cúbicos de sedimentos de pequenos rios, arroios e sistemas pluviais de municípios gaúchos.
“Só temos a agradecer ao governo do Estado e ao nosso governador Eduardo Leite por todo o apoio recebido. É a partir de iniciativas como essa que passamos a não nos sentir mais sozinhos. Sem dúvida, esse trabalho em conjunto tem como principal beneficiado o povo gaúcho”, ressaltou o prefeito de Feliz, Junior Freiberger, que falou em nome dos municípios que participaram das assinaturas.
Também estiveram presentes no evento os secretários estaduais Juvir Costella (Logística e Transportes), Edivilson Brum (Agricultura) e Gilmar Sossella (Trabalho e Desenvolvimento Profissional); o titular-adjunto da Sedur, Fernando Classmann; o diretores da Sedur, Guilherme Santos e Edinei Pavão; além do deputado estadual Thiago Duarte.
Municípios beneficiados
- Arroio Grande
- Balneário Pinhal
- Bom Princípio
- Brochier
- Capão do Leão
- Capela de Santana
- Cerro Branco
- Colinas
- Encantado
- Erval Grande
- Esteio
- Feliz
- Forquetinha
- Harmonia
- Ibarama
- Jacutinga
- Marques de Souza
- Minas do Leão
- Montenegro
- Nova Bréscia
- Passa Sete
- Poço das Antas
- Progresso
- Putinga
- Quatro Irmãos
- Roca Sales
- Santa Cruz do Sul
- São Jerônimo
- São José do Sul
- São Sebastião do Caí
- São Valentim do Sul
- São Vendelino
- Tupandi
- Vale Verde
- Vera Cruz
Texto: Ascom Sedur
Edição: Rodrigo Toledo França/Secom-RS
Foto: Victor Franciscatto
No CIC-BG, secretário Ernani Polo detalha ações para desenvolvimento socioeconômico do Estado
Monte Belo do Sul recebe comunidade regional em lançamento de sinalização da Rota dos Capitéis
POLÍCIA CIVIL PRENDE SUSPEITOS DE PARTICIPAÇÃO EM HOMICÍDIO, EM SERAFINA CORRÊA