Sustentabilidade e Tecnologia pautam programação do FiemaCon em Bento Gonçalves

8º Congresso Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente traz quase 20 palestrantes na programação

Instigando o público com o tema “Sustentabilidade, Resiliência e Inteligência: Alinhando Desenvolvimento e Responsabilidade Global”, o 8º Congresso Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente agrega à programação do Fiemacon, da Fiema Brasil, uma agenda de quase 20 palestras entre os dias 20, 21 e 22 de maio, e centenas de propostas de conhecimento contidas nos trabalhos científicos inscritos no encontro.

Organizado pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), o Congresso vem com o desafio de abordar soluções inovadoras durante os três dias de atividades. Para tal, apresenta 120 trabalhos científicos, que podem ser conhecidos pelo público visitante. Destes, oito foram selecionados para as sessões de apresentação oral, que ocorrem nos dias 22 e 23.

Os trabalhos aprovados e apresentados receberão certificado digital e serão publicados em formato de e-book digital com DOI na EdUCS, Editora da Universidade de Caxias do Sul, ampliando a visibilidade das pesquisas.

Somado a isso, especialistas internacionais protagonizam um circuito de palestras e mesas redondas: durante os três dias, a programação contará com quase 20 convidados distribuídos em oito painéis temáticos, além de reuniões, sessões de posteres e apresentações orais. Especialistas do Brasil e do exterior irão contribuir com seus conhecimentos, promovendo o intercâmbio de boas práticas na área de gestão ambiental. Espera-se a participação de aproximadamente 300 congressistas por dia, proporcionando oportunidades de interação entre pesquisadores, profissionais e estudantes. Com essa soma de atrativos, as expectativas a respeito do Congresso são as melhores, segundo o diretor do Congresso, Dr. Juliano Rodrigues Gimenez.  “Tivemos uma modelagem do tema, como não poderia ser diferente, baseada nas questões de sustentabilidade, resiliência, pelo contexto muito forte das afetações que tivemos, resultantes das mudanças climáticas, especialmente aqui no Rio Grande do Sul”, pontua.

Para Juliano, o foco da programação dialoga com as atuais necessidades. “Entendemos que seria necessário abordar a questão da sustentabilidade de maneira mais intensa e esse foi o objetivo da programação que elaboramos junto à Fiema. São nomes importantes nacionais e internacionais que tratam de todas essas questões com propriedade”, finaliza.

A programação completa pode ser conferida pelo site https://www.fiema.com.br/eventos/fiemacon/8o-congresso-internacional-de-tecnologia-para-o-meio-ambiente, onde há link para a venda de ingressos. Os valores são diferenciados para autores de Trabalhos; Público Geral e Estudantes. Confira alguns palestrantes destaque:

José Antonio Marengo Orsini: Climatologista renomado, é Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN). Com doutorado pela University of Maryland (EUA), Marengo é referência em mudanças climáticas e participou como autor líder nos relatórios do IPCC. Atua em projetos de adaptação climática e gestão de riscos de desastres naturais.

Francisco de Assis Mendonça: Professor Titular Sênior do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), é especialista em climatologia urbana e mudanças climáticas. Foi Presidente da Association Internationale de Climatologie (AIC) e membro da Comissão de Climatologia da União Geográfica Internacional (UGI). Sua pesquisa integra aspectos físicos e humanos da geografia, com foco em saúde e ambiente urbano.

Joel Avruch Goldenfum: Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), atua no Departamento de Hidromecânica e Hidrologia. É especialista em drenagem urbana, gestão de recursos hídricos e infraestrutura verde. Coordena projetos relacionados à adaptação urbana às mudanças climáticas e é reconhecido por suas contribuições em políticas públicas de sustentabilidade hídrica.

Carlos Eduardo Morelli Tucci: Engenheiro civil e professor da UFRGS, é uma autoridade em hidrologia e modelagem de sistemas hídricos. Autor de diversas publicações na área, Tucci contribuiu significativamente para o desenvolvimento de metodologias de gestão integrada de recursos hídricos no Brasil. Seus trabalhos influenciaram políticas de planejamento e manejo sustentável das águas.

SERVIÇO

O que: 8º Congresso Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente, integrando o Fiemacon da Fiema Brasil

Quando: 20 a 22 de maio de 2025, das 13h30min às 18h30min

Onde: Parque de Eventos de Bento Gonçalves

Informações e vendas de ingresso: https://www.fiema.com.br/eventos/fiemacon/8o-congresso-internacional-de-tecnologia-para-o-meio-ambiente

Fonte: Exata Comunicação

Foto: Augusto

error: Conteúdo Protegido