Museu do Imigrante, de Bento Gonçalves, lança jogo didático “Sabe o Que o Objeto Disse?

Plataforma foi criada pela aluna de Tecnologia da Informação Lívia Gaubert

Cada peça e objeto do Museu do Imigrante de Bento Gonçalves tem uma história para te contar. Para além do seu valor histórico, o acervo é uma cartografia aberta das gerações e gerações que compuseram as possibilidades de terem um caráter funcional auxiliando no trabalho, na cozinha, na agricultura, nas artes, no desenvolvimento dos saberes e fazeres. E agora integram um jogo virtual criado por Lívia Gaubert, aluna do Curso Técnico em Informática para Internet integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Bento Gonçalves, intitulado “Sabe o Que o Objeto Disse?”.

O jogo foi pensado para todas as idades, porém, recomenda-se a utilização pedagógica para o Ensino Fundamental. Na interface, o (a) jogador (a), intuitivamente, irá interagir com diferentes narrativas dentro de cada sala do Museu como Cozinha, Sala de Arte Sacra, Sala das Gaitas, Sala do Vinho, Sala do Trabalho, Sala de Ofícios e Quarto.

De acordo com Lívia, suas referências foram Tetris e Club Penguin, além de site antigos de jogos. Ela fala de como foi o processo de construção. “Jogos educativos são um tanto complicados de se fazer: tem de balancear a diversão e o aprendizado. O jogo teve de ser testado várias vezes por pessoas diferentes ao longo do desenvolvimento, para garantir uma dificuldade baixa, mas não monótona. No fim, imagino que os jogos de cada sala têm uma identidade única e conseguem trazer ao presente histórias de anos atrás”.

O conjunto de jogos de cada sala pode contribuir para o estimulo do raciocínio lógico e criativo, além de instigar a pensar o Museu e seus objetos pelo prisma de seus usos históricos com diferentes habilidades: leitura (Em todos, mas especialmente no Quarto, Sala de Ofícios e Sala do Trabalho), escrita (Sala de Arte Sacra) , desenho (Sala do Vinho), montagem (Sala das Gaitas), coordenação (Sala do Vinho).

De acordo com a museóloga Deise Formolo, “o jogo amplia e acessebiliza os saberes do acervo, de forma didática e linguagem simples, onde se revela as curiosidades que constrói os significados históricos e memoralísticos de Bento Gonçalves e abordam práticas de Educação Museal e Patrimonial”.

O jogo está em fase de teste e será aprimorado a partir das contribuições das turmas escolares convidadas pela equipe do Museu. Logo mais a ferramenta estará disponível a todos de forma gratuita. Além disso, a instituição integrará a atividade dentro das possibilidades de mediação cultural, dessa forma, a escola que se interessar pode solicitar a medição com o uso do jogo.

Serviço

Para agendar sua visita, entre em contato pelo WhatsApp (54) 3771-4230

Museu do Imigrante/Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

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