O município de Bento Gonçalves fez o encerramento das atividades referentes à Chamada Pública da Sustentabilidade, no mês de dezembro, com reuniões de avaliação com os beneficiários. No município, durante três anos, foram realizadas ações com 12 comunidades rurais, beneficiando 200 famílias.
A Chamada Pública da Sustentabilidade veio reforçar o trabalho que a Emater/RS-Ascar já desenvolvia com as famílias do meio rural do município, o qual continuará desenvolvendo. No primeiro ano, foram realizadas visitas individuais às propriedades, além de reuniões de diagnóstico e planejamento, em que foram abordados assuntos específicos relacionados às propriedades rurais, com o objetivo de realizar um levantamento das atividades desenvolvidas. Aconteceu também um dia de campo sobre o código florestal e o Cadastro Ambiental Rural (CAR).
No segundo ano, os beneficiários participaram de algumas atividades individuais, com trabalhos relacionados especificamente com a propriedade, bem como atividades coletivas, como, por exemplo, oficinas que trataram de assuntos como o preparo de caldas ecológicas, controle de custos de produção, identificação de doenças e tratamentos fitossanitários, doenças do lenho da videira e manutenção e regulagem de pulverizadores. Foi realizado também um dia de campo que abordou o cultivo de plantas de cobertura de solo, fertilidade do solo, interpretação de análises de amostras de solo e recomendação de adubações, e tratamentos de Inverno. Os agricultores participaram ainda de atividades como o 6º Horti Serra Gaúcha, no município de Caxias do Sul.
Já no terceiro ano (2016), foram desenvolvidas atividades como 600 visitas às propriedades rurais para acompanhamento técnico, 36 oficinas, sendo 12 sobre qualidade de mudas de videira, 12 sobre fertilidade do solo e 12 sobre crédito rural, uma excursão para a Expoagro Afubra, em Rio Pardo, 231 Cadastros Ambientais Rurais (CAR), um seminário e um Dia de Campo em Flores da Cunha, com a participação de todos os beneficiários. As atividades encerraram com seis Seminários de Avaliação Final, aproveitando a oportunidade para fazer um planejamento das atividades para 2017.
As famílias que fizeram parte da Chamada Pública da Sustentabilidade continuarão sendo atendidas pela equipe da Emater/RS-Ascar, dando enfoque a assuntos elencados nas áreas da fruticultura e olericultura, conforme solicitado nas avaliações finais. Foram sugeridos os seguintes assuntos: enxertia herbácea em videira, tratamentos de inverno e regulagem de pulverizadores, variedades de videira, energia solar, poda verde e poda seca de videira, e outros como fruticultura (pêssego e ameixa) e olericultura, plasticultura, irrigação, fertirrigação, tela antigranizo, enxertia em frutíferas (nogueira) e qualificação da produção de produtos das agroindústrias.
“O resultado das avaliações realizadas pelas famílias foi muito positivo. A grande maioria respondeu que as ações e propostas desenvolvidas possibilitaram o aprimoramento técnico das atividades desenvolvidas, a valorização dos agricultores e a aproximação deles com as entidades. Isso possibilitou a troca de ideias, mas, principalmente as técnicas repassadas proporcionaram uma produção mais sustentável, com a redução do uso de agrotóxicos e proteção do solo e da água”, conclui o extensionista da Emater/RS-Ascar, Neiton Perufo.
Fonte: Emater/RS
Reunião Técnica discute diagnóstico e apresenta soluções para os impactos das chuvas extremas na Serra Gaúcha
Vinho e espumante um passo mais perto de serem símbolos oficiais do RS
Natal nos Vinhedos tem atrações artísticas gratuitas e opções enogastronômicas em dezembro