Sarau Artístico-Cultural – O Tempo Ainda Sopra, em homenagem a Érico Veríssimo, é neste sábado, 26 de abril

Evento é promovido pela Biblioteca Pública Castro Alves com apoio do Sesc. A programação conta com música, contação de histórias, leituras de trechos dos livros do escritor gaúcho, entre outras atrações

Neste sábado (26), a partir das 16h, a Biblioteca Pública Castro Alves promove o Sarau Artístico-Cultural em homenagem ao escritor Erico Verissimo, integrando os eventos comemorativos aos 120 anos de seu nascimento no Estado do Rio Grande do Sul. A diversificada programação foi elaborada com o objetivo de proporcionar páginas vivas das narrativas verissianas, além de oferecer outras atrações que proporcionarão uma imersão literária e musical à comunidade.

Os escritores de Bento Gonçalves Ismael Sebben, Fabiane Sassi Caio, Izabel Pedron, Juliana Mattes, Janete Nodari e Gabriel Josende vão ler trechos dos livros “O Tempo e o Vento”, “Incidente em Antares”, “Olhai os Lírios do Campo”, entre outros, mostrando a potência criadora da imaginação do autor gaúcho. Sem sombra de dúvida, são obras que já entraram para o cânone da literatura brasileira, e alguns títulos foram adaptados para o cinema, séries e novelas.

O ator e animador da Feira do Livro do município, Damiel Brocker, invoca um morto-vivo para tecer uma tapeçaria de trechos das obras de Érico: uma performance cênica e poética que vai mediar e explorar “as memórias, os sonhos e as contradições de Bento Gonçalves, conectando a história local às universais, questões humanas presentes na obra do autor”, ressalta Damiel. A presença do personagem morto-vivo serve como metáfora para a memória do tempo.

Já a contação de histórias Nanquinote é baseada em “Meu ABC”, e percorre o alfabeto enquanto resgata a história da alfabetização no Brasil. A narrativa conduz o público por um universo onde letras ganham vida, significados se entrelaçam e o aprendizado se transforma em encanto.

O evento também contará com atrações musicais de Jean Paul Deitos, Jai Trivelin e Farina Brothers Trio, intervenções cênicas, danças tradicionalistas com o CTG Laço Velho, espaços temáticos dedicados a Erico e aos escritores locais, exposição temática do Museu do Imigrante, feira de artesanato com artesãos locais, comercialização de livros com a Dom Quixote Livraria e gastronomia. Durante o sarau, a biblioteca permanecerá aberta ao público, com visitas guiadas e todos os seus serviços disponíveis.

Para a realização do evento, a Rua Barão do Rio Branco, no trecho entre a Panvel e a esquina da Praça Centenário, terá duas faixas da via interditadas a partir das 11h para montagem da estrutura do evento.

O Sarau Artístico-Cultural – O tempo ainda sopra: 120 anos do nascimento é promovido pela Biblioteca Pública Castro Alves, com apoio do Sesc, e integra a programação do Calendário Cultural do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas.

Programação

16h – Voz e violão com Jai Trivelin

17h – Contação de histórias Nanquinote, com a Destemperados Produções Artísticas

18h – Um morto-vivo conta Erico: Antares em Bento Gonçalves, com Damiel Brocker

18h30 – Instrumental com Jean Paul Deitos, intercalado com leituras de trechos de Erico Verissimo, por escritores locais

19h30 – Intervenção cultural com o CTG Laço Velho

20h45 – Música com o Farina Brothers Trio

Serviço

O quê: Sarau Artístico-Cultural – O tempo ainda sopra – 120 Anos de Erico Verissimo, promovido pela Biblioteca Pública Castro Alves

Quando: 26 de abril

Horário: A partir das 16h

Onde: Rua Barão do Rio Branco, 123, bairro Centro

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

error: Conteúdo Protegido