A medida abre caminho para novas oportunidades de investimento em todo o setor de parques do Rio Grande do Sul
Com foco no fortalecimento do turismo na região da Serra Gaúcha e na competitividade do Rio Grande do Sul, o deputado estadual Guilherme Pasin (Progressistas) articulou uma audiência com a Secretaria da Fazenda (Sefaz-RS), realizada na segunda-feira, 14, para tratar da isenção tributária na importação de equipamentos recreativos para parques de diversões.
A reunião foi intermediada pelo gabinete do parlamentar e contou com a presença da secretária da Fazenda, Pricilla Santana; do subsecretário da Receita Estadual, Ricardo Neves; do prefeito de Canela, Gilberto Cézar; do CEO do Alpen Park, Renato Fensterseifer Jr.; e do advogado e ex-secretário de Estado do Turismo.
O encontro teve como pauta o apoio à ampliação do Alpen Park, em Canela, que pretende importar um “trenó” com pista monotrilho e carros de dois lugares, operados com freio individual e sistema de segurança automática. A proposta prevê geração de empregos, incremento no turismo e aumento da arrecadação estadual, contribuindo para a retomada econômica da região.
Embora o pedido de isenção seja feito por uma empresa específica, a medida abre caminho para novas oportunidades de investimento em todo o setor de parques do Rio Grande do Sul. Ao garantir maior competitividade para empreendimentos turísticos, o Estado se coloca em posição de atrair mais projetos, fomentar o turismo regional e acelerar a recuperação econômica — especialmente importante no cenário pós-catástrofes climáticas enfrentadas recentemente.
“Para Canela e para toda a Serra Gaúcha, esse apoio é fundamental. E para o Rio Grande do Sul, é necessário. Estamos buscando benefícios que tornem nosso estado competitivo frente a outras regiões, como São Paulo e Santa Catarina, que já oferecem esse incentivo desde 2020. Investir em turismo é investir no desenvolvimento”, afirma Pasin.
Na audiência, foi solicitada à Sefaz-RS a possibilidade de isenção de ICMS no desembaraço aduaneiro, nos moldes de convênio já adotado por outros estados, como medida estratégica para estimular o turismo de experiência e fortalecer a economia local.
Foto: Ranieri Moriggi / Gabinete Dep. Guilherme Pasin
Fiéis participam da Procissão do Encontro no Centro de Bento
Próxima sessão ordinária do Legislativo será dia 22 de abril, às 10h
Inscritos no NFG têm até este domingo, dia 20, para resgatar R$ 5,9 milhões do Receita Certa