Entre os dias 10 e 13 de abril de 2025, profissionais médicos e enfermeiros do SAMU dos municípios de Bento Gonçalves, Caxias do Sul e Porto Alegre concluíram a primeira fase do Curso de Operador Aéreo de Saúde, promovido pela Metam Consultoria e Assessoria Ltda., em parceria com o Aeroclube de Bento Gonçalves, TCBG, Clube Aliança, Brada Guinchos e Gasper Parque de Aventuras.
O curso tem como objetivo capacitar os profissionais da saúde para atuação segura e eficiente no serviço aeromédico, com uma carga horária total de 60 horas, seguindo os critérios estabelecidos pela ANAC e pela Portaria nº 2.048/2012 do Ministério da Saúde.
Nesta primeira etapa, os participantes foram instruídos em módulos fundamentais, incluindo: critérios Técnicos para a Equipe de Saúde; operações em áreas Remotas; gerenciamento da Segurança Operacional; resistência Aquática; e técnicas de rapel.
Para a coordenadora de enfermagem do Samu, Melissa Bonato, “é mais um treinamento fundamental para a equipe. Entendemos que é uma qualificação que nos possibilita fazer um atendimento com mais agilidade e segurança em situações em áreas remotas”.
A segunda fase do curso acontecerá no dia 25 de abril de 2025, no Aeroclube de Bento Gonçalves, e contará com a aplicação prática dos conhecimentos por meio do uso de aeronave real.
Imagem Samu
Com casa cheia, InovaBento conhece o case de transformação digital Tacchini
UCS Bento oferece últimas vagas para a especialização Gestão Estratégicas de Pessoas
Deputado Pasin articula apoio à isenção tributária para impulsionar turismo na Serra Gaúcha