Uma noite repleta de emoção. Assim foi a sessão solene de entrega do Título de Cidadão de Bento Gonçalves a José Zortéa, realizada na noite de sexta-feira, 11 de abril, no Plenário Fernando Ferrari, na sede da Câmara Municipal. Comandada pelo presidente e proponente da honraria, vereador Anderson Zanella (Progressistas), a cerimônia contou com a presença da família e amigos de Zortéa, lideranças políticas, presidentes e representantes de entidades do município, vereadores e o prefeito municipal, Diogo Segabinazzi Siqueira.
Da tribuna, Zanella destacou que o projeto de decreto legislativo 2/2025 (https://sapl.camarabento.rs.gov.br/…/31725/pdl_2025_2.pdf) foi aprovado de forma unânime na Casa Legislativa, agradecendo o apoio dos demais parlamentares.
“[O Título de Cidadão] é a maior honraria que esta Casa pode homenagear a quem fez muito por esse município. E fez com um legado, legado que eu gosto de frisar em todas homenagens, construído pilar a pilar na unidade da família, na sociedade civil organizada, como na vida pública. Se Bento Gonçalves é esse município pujante, se é esse município que serve de exemplo, que serve de orgulho a todos nós, é porque pessoas como o senhor [José Zortéa], com tamanha inteligência, sabedoria, ajudaram a construir o que hoje nós podemos usufruir”, pontuou.
Zanella destacou que Zortéa, prestes a completar 84 anos, segue ativo no município, participando de conselhos de entidades, conversando com autoridades e com a sociedade e dando suas sugestões.
O presidente da Câmara também afirmou que é gratificante homenagear um homem como José Zortéa. “O que eu posso externar, de forma muito humilde, muito simples, mas de coração aberto, é dizer: muito obrigado por tudo que sempre fizestes por nós. Em nome do Poder Legislativo, parabéns por tamanha entrega que sempre fizestes, com o coração aberto, para fazer da nossa Bento Gonçalves essa cidade maravilhosa.”
O prefeito municipal Diogo Siqueira destacou a dedicação de Zortéa à cidade, por muitas vezes deixando família e amigos em segundo plano para ajudar a construir Bento. “Eu acredito que cada um de nós tem uma missão, precisamos escolher, em algum momento da vida, uma missão.
E essas escolhas que a gente faz podem mudar a vida das pessoas. O senhor fez essa escolha, Senhor Zortéa, o senhor teve essa escolha em vários momentos da sua vida, de tentar ajudar a comunidade, ajudar a sociedade”, comentou da tribuna.
“Seu Zortéa, o seu nome, todo o seu trabalho voluntário, faz parte de Bento Gonçalves. O senhor esteve em todas as instituições e entidades importantes de Bento. Sempre que alguém falar de Bento Gonçalves, temos que valorizar quem esteve lá atrás. Quem não entender isso, vai errar lá na frente, vai errar agora no presente”, reforçando a importância da honraria de Título de Cidadão ao ex-vereador (entre 1973 e 1976) e ex-vice-prefeito (entre 1976 e 1982, assumindo o cargo de prefeito por 25 vezes).
Natural de Garibaldi, mas instalado na Capital do Vinho desde 1 ano e meio de vida, José Zortéa, agora Cidadão de Bento Gonçalves, ocupou a tribuna emocionado, afirmando que foi pego de surpresa pela homenagem e agradecendo o carinho da família, amigos, líderes e presidentes de entidades e demais autoridades.
“Sempre trabalhei muito pelo município, que desde cedo me acolheu. Não tenho o menor medo de errar ao dizer que minha mocidade dediquei a Bento Gonçalves. Mas nunca o fiz visando obter qualquer vantagem, sempre pensei em ajudar e colaborar com os munícipes para a grandeza desta terra. E, sem temor, olhando para o que é Bento Gonçalves hoje, não tenho a menor dúvida ao constatar que vencemos”, disse.
Destacando os 150 anos da chegada dos primeiros imigrantes italianos à região, Zortéa exaltou o exemplo que a Capital do Vinho é para o Brasil.
“Aqui se enxerga trabalho, colaboração, progresso, preocupação de todos para com todos”, destacou, reforçando que o trabalho precisa ser continuado de forma diligente e inteligente, sem acomodações, assim, honrando os que aqui primeiro chegaram e garantindo um futuro aos que aqui chegarão nos próximos anos. O homenageado relembrou ações à frente de entidades, entre elas a luta do Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC) para a instalação da Embrapa em Bento Gonçalves.
Ao final de seu discurso, Zortéa citou o nome de cada um daqueles que, ao seu lado, compuseram a 7ª Legislatura, entre 1973 e 1976, da Câmara Municipal. Zortéa, um exemplo para a comunidade de Bento Gonçalves, agradeceu aos presentes, principalmente ao vereador presidente da Casa e proponente da homenagem, Anderson Zanella.
“Se eu já me sentia muito responsável pelo município, imaginem agora após essa solenidade. Deus nos ajude. Muito obrigado a todos”, finalizou.
Estiveram presentes os vereadores Duda Pompermayer, Lúcio Lanes, Marlene Pelicioli, Moisés Scussel Neto, Paulo Souto, Postal, Sidi da Silva, Thiago Fabris, Volmar Giordani e Volnei Christofoli.
Fonte e foto: Lucas Marques / Assessoria de Comunicação da Câmara de Vereadores
Orquestra Sinfônica de Porto Alegre se apresenta 27 de abril na Fundação Casa das Artes
BRIGADA MILITAR PRENDE HOMEM E APREENDE MENOR POR PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO NO BAIRRO VOLTA GRANDE, EM FARROUPILHA
Com a Catedral Diocesana lotada de fiéis em Missa da Ceia do Senhor, Dom José Gislon abre o Tríduo Pascal em Caxias do Sul