Na segunda-feira, 31 de março, o deputado estadual Guilherme Pasin (Progressistas) participou de uma reunião na Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul (Sema), em Porto Alegre, para discutir a implementação do Sistema Antigranizo com Geradores de Solo. A tecnologia, já adotada com sucesso em Santa Catarina, tem como objetivo proteger lavouras e infraestrutura urbana dos danos causados pelo granizo. Pasin, presidente da Frente Parlamentar da Serra Gaúcha na Assembleia Legislativa, acompanha de perto a viabilidade do uso dessa tecnologia no Rio Grande do Sul, especialmente para a proteção de culturas frutícolas, como a produção de uva.
Também participaram da reunião, Renato Chagas, Diretor-Presidente da Fepam, técnicos Gabriel Ritter, Fabiani Vitt e Gianfranco Aliti, além do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua, Ricardo Pagno, do secretário-adjunto da Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema-RS), Marcelo Camardelli Rosa e o presidente do Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS), Luciano Rebelatto.
Durante o encontro, foi discutida a tecnologia utilizada no processo em execução, que já havia sido acompanhada pela comunidade serrana durante visita técnica em Santa Catarina. Um dos principais pontos abordados foi a avaliação da Sema e da Fepam sobre a tecnologia empregada e seus benefícios para as culturas frutícolas.
O Sistema Antigranizo, que já demonstra resultados positivos em diversos países, assim como no estado de Santa Catarina há mais de 30 anos, pode beneficiar a agricultura gaúcha ao reduzir prejuízos e aumentar a produtividade. “Este sistema tem se mostrado eficaz em diversas regiões, e acredito que sua implementação no Rio Grande do Sul será um marco para a agricultura do estado, protegendo nossas lavouras contra os danos causados pelo granizo. É uma defesa importante para o setor da uva, para nossos agricultores e para a fruticultura como um todo”, destaca Pasin.
O encontro também discutiu as etapas regulatórias e a expansão do projeto para outras áreas do estado. Conforme o deputado Pasin, novos documentos deverão ser enviados à Sema-RS para dar continuidade aos estudos de implementação da tecnologia.
Fonte: Gab Dep. Pasin
Foto: Andrei Severo / Gab. Deputado Pasin / Reprodução
Egresso de Criação Digital da UCS dirige documentário sobre cheias no Vale do Taquari
Comissão Executiva dos 150 Anos da Imigração Italiana realiza reunião de atualização da programação oficial
Caxias do Sul e Carlos Barbosa recebem a Corrida do Sesi no dia 1º de maio