Projeto conta com o apoio da Fundação Casa das Artes
O Festival Internacional de Cinema: Respira, está com inscrições abertas até 11 de abril de 2025 para sua primeira edição, com o objetivo de promover e valorizar a diversidade no audiovisual. O evento busca dar visibilidade a produções independentes de cineastas pretos, LGBTQIA+, mulheres, quilombolas, indígenas e pessoas com deficiência (PCD), oferecendo uma plataforma inclusiva para narrativas autênticas e inovadoras.
As obras inscritas passarão por um processo seletivo em duas etapas: a primeira será uma avaliação do júri, que selecionará 100 curtas para exibição no canal oficial do festival no YouTube. A segunda etapa será uma votação popular, que escolherá os finalistas de cada categoria. Serão premiados dez (10) filmes no total, divididos entre os seguintes gêneros: Curta de Ficção, Curta Documental, Curta de Animação e Curta Experimental/Vídeo Arte.
Em cada gênero, haverá um premiado em duas categorias: Júri Popular: O público, que assistirá aos filmes no YouTube e votará através de um formulário específico, escolherá um vencedor por gênero. Júri Técnico: O corpo de jurados escolherá um vencedor por gênero. Além disso, dois (2) filmes serão premiados como Menção Honrosa, também escolhidos pelo júri.
O total de valores destinados à premiação será de quarenta mil reais (R$ 40.000,00), que serão distribuídos entre os vencedores das diferentes categorias.Os melhores curtas serão exibidos no circuito do festival durante os meses de agosto e setembro de 2025. O evento também oferecerá suporte financeiro para cineastas selecionados, garantindo que representantes dos filmes possam participar da cerimônia de premiação.
Os jurados que compõem o corpo técnico do festival são:
Camila de Moraes: Jornalista e cineasta.
Vanir Boca Migotto: Cineasta, escritor, pesquisador e fotógrafo.
Karkará Tunga: Roteirista.
Mar Palombini Fagundes: Roteirista, produtor e produtor executivo de curtas e videoclipes.
Mirela Kruel Bilhar: Jornalista, diretora e roteirista.
O Festival Respira se destaca por seu compromisso com a acessibilidade e a democratização do audiovisual, criando um espaço para cineastas que historicamente tiveram menos oportunidades no setor. Com um formato inovador e acessível, o festival se consolida como uma plataforma importante para o cinema independente, reconhecendo e promovendo narrativas plurais e a representatividade no setor.
O Festival Respira é realizado pela Respira Produções, com o apoio do Sistema Fecomércio – RS/Sesc, Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves, Fundação Casa das Artes, e Financiamento Lecine, Pro Cultura – Governo do Estado do Rio Grande do Sul e Ministério da Cultura – Governo Federal – União e Reconstrução.
Para mais informações sobre as inscrições, regulamento e detalhes sobre a programação, acesse o site oficial do festival: wwwrespiracinema.com.br
Informações: Projeto Respira
Daer prorroga autorizações de trânsito para veículos de carga no RS
Recursos da coleta da Campanha da Fraternidade dão sustento às ações da Pastoral da Criança na Diocese de Caxias do Sul
Secretaria de Segurança de Bento realiza visitas nas escolas