Projeto “Busca Ativa Dialógica como Enfrentamento à Evasão Escolar” foi contemplado na Categoria Município
Nesta segunda-feira (24), o Ministério Público do Rio Grande do Sul realizou a entrega do Prêmio MPRS 2025 para as áreas da Educação sendo concedido para as categorias Município, Escola Estadual ou Municipal e Professor dentro da temática “Projetos ou programas de apoio à permanência ou retorno dos alunos às escolas após a enchente”. O Ministério Público de Bento Gonçalves, a Justiça Restaurativa e a Secretaria de Educação foram contempladas na Categoria Município com o projeto “Busca Ativa Dialógica como Enfrentamento à Evasão Escolar” que foi executado ao longo de 2024.
Estiveram presentes a Promotora Dra. Carmen Lucia Garcia, a assessora do Ministério Público de Bento Gonçalves, Vanda Maria Gomes Meneses, a Secretária de Educação, Andreza Peruzzo, adjunta, Adriane Zorzi, e as instrutoras, facilitadoras dos Círculos de Construção de Paz e coordenadoras do Central de Orientação Restaurativa Escolar (CORES), Marlisete Alessi e Vanise Marconi. O MPRS concedeu troféu e diploma para o projeto outorgado pelo Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Sinikwoski Saltz.
A metodologia, baseada na Justiça Restaurativa, tem um fluxo de trabalho onde é realizado um diagnóstico sobre o porquê do aluno estar fora da sala de aula, além de auxiliar na situação familiar do mesmo, atendendo as suas urgências e necessidades. Por meio da escuta empática, do respeito ao próximo e do diálogo, são realizados os Círculos, que promovem a reintegração à escola.
A Secretária de Educação destaca que a premiação reflete os princípios e diretrizes para minimizar a evasão escolar e reflete um trabalho integrado. “Esse prêmio muito nos orgulha e mostra que a educação está no caminho certo. A parceria entre o Ministério Público e a Educação tem rendido bons frutos, mostrando ser uma importante ferramenta para o acolhimento e a escuta sensível. O projeto ganhou a premiação pela sua eficácia no combate à evasão escolar; hoje no município não existe nenhuma FICAI – Ficha de Comunicação do Aluno Infrequente. É com a busca ativa que se faz a recuperação do vínculo afetivo entre os alunos, as famílias e as escolas”, afirma Andreza.
Vanda Maria Gomes Meneses reforça sobre de como o trabalho empreendido possibilitou alcançar bons resultados. “Esse prêmio simboliza o reconhecimento de um trabalho realizado com muito comprometimento e humanidade, buscando aproximar os alunos e as famílias das nossas escolas e também do ministério público, que se coloca como um parceiro no trabalho de busca ativa, no enfrentamento à evasão escolar. Compartilhamos esse prêmio com todos os nossos professores, equipes diretivas e profissionais que atuam na rede de atendimento à criança e ao adolescente de Bento Goncalves, que trabalham juntos com esse objetivo”.
A Dra. Carmen Lucia Garcia expressa que a premiação é um reconhecimento tendo como princípio o acesso a educação. “É um reconhecimento da grandiosidade do trabalho que vem sendo desenvolvido pela Cores, através das servidoras públicas municipais Vanise e Marlisete, em conjunto com a servidora do Ministério Público Vanda Menezes, fruto de uma parceria entre a instituição e poder público municipal, que se iniciou há dez anos e tem sido responsável pela busca ativa de crianças e adolescentes de escolas públicas, evitando a evasão escolar”.
Ainda, a Dra. Carmen fala de como o fluxo de trabalho estabeleceu sua meta tendo uma metodologia humanizada. O projeto “promoveu o engajamento e articulação da rede de proteção da infância e da juventude para que as causas da infrequência escolar sejam tratadas junto às famílias, o que confere maior efetividade ao direito a educação. Mais importante do que saber o que está acontecendo com o aluno, é garantir que ele permaneça em sala de aula, com acesso a todos os recursos necessários ao seu pleno desenvolvimento e, principalmente, com todos os seus direitos garantidos pelo Estado, pela sociedade e pela família”, afirma.
Na área da Educação, o Prêmio MPRS 2025 agraciou na Categoria Escola Estadual ou Municipal a iniciativa de Escola Municipal de Ensino Fundamental Teófilo Teodoro Streck, de Novo Cabrais; e, na Categoria Professora, Gilceane Bittencourt Mota, de Pelotas. Já na área da Sustentabilidade por meio do tema “Ações de prevenção, preservação e reconstrução do Meio Ambiente no Rio Grande do Sul”, abrangeu duas categorias: Instituições Públicas, foi para o Comitê Científico de Adaptação e Resiliência Climática do Plano Rio Grande, e Instituições Privadas, para AECOM do Brasil.
Fonte e foto: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
PG
Bento-gonçalvense não resiste a ferimentos de uma queda de moto em Carlos Barbosa e morre no hospital
Receita da Sorte oferece prêmios especiais de Páscoa e distribuirá mais de R$ 690 mil em abril
Prazo para inscrição nos Jogos Coloniais da 20ª Fenavinho vai até dia 04 de abril