Em visita de cortesia, magistrados italianos aposentados conhecem o TJRS

O Presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), Desembargador Alberto Delgado Neto, recebeu, nesta terça-feira (25/3), a visita de cortesia dos magistrados italianos aposentados Francesco Maria Caruso e Ornella D’Orazi. É a primeira vez do casal em Porto Alegre e, na passagem pela sede do Judiciário gaúcho, pôde conhecer um pouco mais sobre o ordenamento jurídico brasileiro.

Caruso foi magistrado por 42 anos e atuou em processos contra o crime organizado. “A ideia de justiça é universal, ultrapassa as fronteiras, os continentes. Quando encontro magistrados competentes, atentos e interessados, como os que encontrei hoje aqui em Porto Alegre, é muito prazeroso. Foi muito interessante conhecer a realidade dessa cidade, desse país”, afirmou ele. Já a Juíza Ornella foi Presidente de Seção no Tribunal de Modena e atuou na corte de apelação em Caltanissetta, na região da Sicília.

“Falei sobre a nossa história, a nossa organização e também aprendi sobre a organização da justiça brasileira. Tudo isso, com certeza, ajuda a nós magistrados de um país europeu a entender os problemas em comum. As questões enfrentadas são as mesmas no mundo todo, a justiça é um valor fundamental que se impõe para além das fronteiras e dos continentes”, acrescentou Caruso.

O Presidente Alberto Delgado Neto destacou as semelhanças entre as carreiras jurídicas do Brasil e da Itália e também dos respectivos sistemas de justiça. Ao final, agradeceu a visita dos colegas italianos. “Foi um prazer, pois admiramos muito a tradição e seriedade do trabalho.” O Chefe do Poder Judiciário gaúcho presenteou os visitantes com o livro dos 150 anos do TJRS, uma foto do Palácio da Justiça e uma mini estatueta em bronze da Deusa Themis, feita pela artista plástica Ana Simone Keiserman. Caruso e Ornella também retribuíram a gentileza com um vinagre balsâmico originário da região de Modena, onde residem.

Participaram do encontro o Desembargador Francesco Conti, os Juízes Assessores da Presidência, André de Oliveira Pires e Mário Augusto Figueiredo de Lacerda Guerreiro, o Juiz de Direito Antônio Carlos de Castro Neves Tavares, a Advogada Stephania Putton e a intérprete Patricia Cavallo.

Fonte: Imprensa TJRS

Foto: Eduardo Nichele