Durante o encontro, foi apresentado um panorama do maior desastre meteorológico já registrado no RS
Na sexta-feira (14/3), na sede da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, o subchefe coronel Santiago Soares Dias de Castro recebeu a Comissão Especial sobre Prevenção e Auxílio a Desastres e Calamidades Naturais da Câmara do Deputados, representando o coordenador estadual, coronel Luciano Chaves Boeira.
Durante o encontro, o coronel Dias de Castro apresentou um panorama do maior desastre meteorológico já registrado no Estado, ocorrido entre abril e maio de 2024. Ele também detalhou as ações adotadas pelo governo Estadual para aprimorar a gestão de riscos e desastres.
Além disso, foram apresentados os investimentos estaduais na resposta a desastres, como o programa Fundo a Fundo, que repassa recursos financeiros diretamente aos municípios para suporte às ações de resposta e restabelecimento da Proteção e Defesa Civil. Desde 2023, já foram destinados R$ 503,2 milhões, e o governo do Estado anunciou mais R$ 46,7 milhões para ações de resposta e enfrentamento aos efeitos da estiagem. Também foi destacado o apoio técnico prestado aos municípios na solicitação de recursos federais para ações de resposta e reconstrução.
O coronel Dias de Castro enfatizou a importância de garantir a eficácia das ações para melhor atender à população e às comunidades afetadas por eventos adversos. “A Defesa Civil do Rio Grande do Sul segue comprometida com o fortalecimento da gestão de riscos e desastres, buscando aprimorar suas estruturas e garantir uma resposta eficiente e ágil diante dos desafios climáticos”, finalizou.
Texto: Camila dos Santos/Ascom Defesa Civil
Edição: Secom
Fonte: Governo RS
Foto: Camila dos Santos/Ascom Defesa Civil
Com 71,6 milhões de quilos colhidos, Cooperativa Vinícola Aurora finaliza segunda maior safra da uva em duas décadas
Projeto “Família Acolhedora” poderá ser implantado em Bento Gonçalves
Contratações emergenciais de condutores socorristas e de monitores para a Comunidade Terapêutica são aprovadas pelos vereadores em Bento