Já foram produzidas 10 das 34 que comportarão a estrutura localizada no km 73 da ERS-122. Com investimento de R$ 50 milhões, trabalhos iniciaram no final de janeiro
A CSG segue em ritmo acelerado com as obras de duplicação da ponte sobre o Arroio Tega, no km 73 da ERS-122, em Caxias do Sul. Para isso, uma unidade para fabricação de vigas foi instalada no local e já produziu 10 das 34 peças necessárias para a estrutura da nova ponte. Os trabalhos ocorrem sob a ponte existente, onde está sendo aberto um caminho de serviço para realizar a limpeza, terraplanagem e supressão, conforme a licença ambiental emitida pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM) nº 00485/2024.
A duplicação tem o investimento de R$ 50 milhões, fruto da arrecadação do pedágio eletrônico free flow. A obra iniciou no dia 29 de janeiro, após o anúncio realizado pelo governador Eduardo Leite, e conta com a atuação direta de 75 trabalhadores. Para a conclusão da duplicação serão utilizados 740.000 kg de aço e 4.959 m³ de concreto.
O diretor-presidente da CSG, Ricardo Peres, afirma que o trabalho segue o cronograma previsto e que deve ocorrer sem interrupções no tráfego até a entrega para a comunidade.
“Obras deste porte precisam de todo um planejamento para que tudo ocorra da melhor maneira possível. Uma das soluções que encontramos para evitar transtornos no tráfego foi a construção de uma estrutura provisória sob a ponte existente, permitindo a circulação de veículos e o deslocamento dos maquinários sem interferências no trânsito”, ressalta.
Sobre a duplicação
A construção da ponte sobre o Arroio Tega vai do km 73+788,05 ao km 74+058,60, e integra parte das obras de duplicação e melhorias da ERS-122, entre os km 69,08 e 80,04, sob concessão da CSG. A estrutura foi projetada para atender ao tráfego de veículos da classe TB-450 (transporte de cargas pesadas), em conformidade com as recomendações das normativas vigentes aplicáveis a esse tipo de construção.
A ERS-122 insere-se em uma região de relevo montanhoso, e a construção é classificada de grande impacto. São 267,95m de extensão e uma largura transversal de 12m, composta por duas faixas de rolamento, sendo ambas no sentido Norte. As pistas vão possuir uma largura útil de 3,6m cada, com faixa de segurança 1,5m, acostamento de 2,5m e guarda rodas em ambas as laterais ao longo de toda sua extensão.
A licença ambiental prévia e de instalação foi emitida no dia 19 de dezembro de 2024, pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM), nº 00485/2024, e autoriza a instalação da nova ponte sobre o Arroio Tega.
Sobre a concessão da CSG
O conjunto de estradas concedidas à CSG representa 271,5 km. A empresa é responsável pela administração e manutenção da totalidade da ERS-122 (km 0 ao 168,65), ERS-446 (km 0 ao 14,84) e ERS-240 (km 0 ao 33,58), além de trechos da RSC-453 (km 101,43 ao 121,41), BR-470 (km 220,50 ao 233,50) e RSC-287 (km 0 ao 21,49).
As rodovias fazem parte dos municípios de Antônio Prado, Bento Gonçalves, Bom Princípio, Campestre da Serra, Capela de Santana, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Ipê, Montenegro, Portão, São Leopoldo, São Sebastião do Caí, São Vendelino, Triunfo e Vacaria.
Iniciado em fevereiro de 2023, o contrato de concessão de 30 anos, entre o Governo do Estado do Rio Grande do Sul e a CSG, prevê investimentos superiores a R$ 4,6 bilhões, com obras de duplicação em 120 quilômetros, implantação de 59,96 quilômetros de terceiras faixas, ampliação da segurança viária e sinalização, atendimento 24 horas, manutenção, entre outras ações.
Fonte: Assessoria de imprensa da CSG | MCom Comunicação
Foto: Juliana Berg / CSG
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