Evento reuniu mais de 100 pessoas e contou com apresentação musical, Corte da Fenavinho, pisa da uva, confecção do bigoli, entre outras atividades
No último sábado (08), a EMI Recanto Alviazul, localizada no bairro São João, em Bento Gonçalves, realizou a segunda edição da Vindima. Para celebrar o período da colheita da uva e proporcionar vivências alusivas às práticas e valores da Cultura Italiana, como a culinária, o vestuário, a colheita da uva, a equipe diretiva organizou o evento nos Parreirais da Família Mion.
Na ocasião, os alunos e suas famílias participaram de atividades como a pisa da uva, passeio de carreto, partilharam da mesma mesa de alimentos (onde cada família colaborou para o colazione), acompanharam a confecção do bigoli, além de conhecer a Corte da Fenavinho, a Imperatriz, Laura Caroline Pouluk Strozak, e as Damas de Honra, e Yasmin Luiza de Lima Barbacovi e Graziele Miszevski, música com a participação do pai do pequeno Moisés, Jonatas Ribas, e integrantes do Coral Bella Canzone que atuam na Maria Fumaça.
As famílias ficaram admiradas com o vestuário da corte da Fenavinho, assim como gostaram do passeio de carreto, interagiram com a música. A mudança de cenário para os parreirais foi essencial para uma imersão sobre o tema; no ano passado, o evento foi realizado nas dependências da escola. A vice-diretora, Adriane Masiero, comenta sobre como a atividade ampliou o repertório de vivências de pais e alunos.
“Nós, como escola, pensamos sempre de forma abrangente. Quanto mais experiências proporcionarem para as crianças e as famílias os aspectos de culturas, de um tema, estamos proporcionando visões de mundo. As pessoas se integraram nas atividades, como, por exemplo, o processo de manufatura do bigoli que exige uma técnica de acordo com as tecnologias da época a qual reproduzimos no evento”, destaca.
A diretora Marta Sassi, que também é escritora, trouxe para a segunda edição da Vindima, a personagem Amabile que interagiu e divertiu o público. “Essa personagem eu criei faz algum tempo e é filha de imigrantes italianos. Ela é repleta de histórias para contar e de conselhos, chegou para animar o encontro entre famílias, trazendo suas memórias de experiências que hoje não são mais vivenciadas. É preciso trazer e oportunizar para construir uma consciência de preservação e de fortalecimento da Cultura Italiana”.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
pg
Região Pastoral de Bento Gonçalves realiza ciclo de formação para Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão
Pastoral Vocacional da Diocese de Caxias do Sul apresenta roteiro de encontro para a terceira e quarta etapas da Catequese
CSG reforça sinalização de radares nas rodovias entre o Vale do Caí e a Serra Gaúcha