Serão trabalhados assuntos e aspectos sobre os 150 Anos da Imigração Italiana
A Secretaria de Educação e o Circolo Trentino di Bento Gonçalves firmaram parceria para desenvolver, junto às escolas e seus projetos norteadores, assuntos e aspectos alusivos aos 150 Anos da Imigração Italiana no município. Na ocasião, o termo de adesão foi firmado com o coordenador do Circolo Trentino, Sandro Giordani, juntamente com a Secretária-adjunta, Adriane Zorzi, e com a coordenadora do Grupo de Inovação e Sustentabilidade (GIS), Carla Carvalho Carlesso.
Carla destaca que muitas escolas estão inseridas em comunidades que têm descendentes de imigração italiana. “O tema tem uma força muito grande na nossa rede e, nesse ano, juntamente com o Circolo, vamos evidenciar esse processo histórico e cultural que formou a identidade de Bento Gonçalves. Claro que muitas escolas já tem um planejamento para outros assuntos, no entanto, outras já estavam pensando sobre o tema de forma que pudessem difundir aos alunos que também vieram de outras regiões e estados. Dessa forma, contribui-se para a continuidade da transmissão dos valores, saberes e fazeres e fortalece os vínculos com o município”.
Sandro Giordani ressalta como o Circolo vai atuar em parceria com a SMED e destaca a importância de trabalhar o tema com as escolas, onde serão abordadas as origens dos imigrantes e também os acontecimentos históricos que geraram o êxodo no norte da Itália, contemplando a chegada na região e as dificuldades e conquistas até a atualidade. “Estamos construindo essa parceria que contará com visitação ao Ponto de Cultura e Memória Vale dos Vinhedos. Os estudantes vão conhecer a Igreja do Vinho, a sala de objetos antigos e as atividades de artesanato, como a dressa. É importante que os jovens conheçam um pouco da nossa história e memória e que possam manter sua cultura e tradições no dia a dia, sempre respeitando a diversidade cultural local. É nas escolas que o jovem precisa entender suas origens para poder manter sua história viva”, afirma.
Dessa forma, o Circolo Trentino e o Ponto de Cultura e Memória Vale dos Vinhedos serão referências de estudos para pesquisas e vivências sobre a Cultura Italiana. Sandro Giordani explica como serão realizadas as atividades nos locais que contarão, também, com visitação guiada. “Atualmente já recebemos grupos de alunos que vêm para conhecer nossas origens, a história local, as peças da sala de exposições e as atividades realizadas. Já temos um roteiro programado que será adaptado conforme as demandas da Secretaria de Educação”.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Mulher morre em acidente no interior de Veranópolis
Vereadoras de Bento Gonçalves destacam a importância da participação das mulheres na política
Dom José Gislon – Quaresma e conversão