A Escola Municipal de Ensino Médio Alfredo Aveline, comemora nesta quinta-feira, dia 6 de março, 83 anos de fundação. A maior escola da rede municipal de ensino de Bento Gonçalves conta, atualmente, com 1.025 alunos distribuídos em 43 turmas, sendo 21 no turno da manhã e outras 22 à tarde, do Jardim até o Ensino Médio. Sua estrutura docente conta com mais de 100 profissionais entre professores, auxiliares, funcionários para a zeladoria, cozinha, limpeza e equipe diretiva.
Símbolo do ensino no município, a escola, que foi inaugurada em 06 de março de 1942, conta nesse ano letivo de 2025 com uma nova estrutura, o novo Bloco D. A ampliação compreende um prédio com subsolo com 02 laboratórios, auditório e sanitários; no pavimento térreo, hall de entrada, secretaria, 05 salas de aula e sanitários; e no segundo pavimento, 06 salas de aula e sanitários.
Em entrevista à Rádio Difusora, o diretor da escola, Márcio Pilotti, agradeceu à toda comunidade escolar e destacou o sentimento de gratidão por estar a frente da escola em uma data tão importante.
“Quero agradecer a confiança de toda a comunidade escolar, professores, funcionários, alunos, pais, enfim, todos que fazem parte do Alfredo Aveline hoje, e todos que fizeram parte durante esse 83 anos de existência. Milhares de pessoas passaram por aqui, hoje eu tenho vários filhos de alunos meus estudando aqui, e eles vem com muito orgulho mostrar as dependências da escola dizendo “olha, o pai e a mãe estudaram aqui e agora você está estudando também”, então é gratificante estar à frente da direção de uma escola desse tamanho, com o apoio desta comunidade que faz com que o Aveline seja referência hoje na educação do nosso município”, destacou diretor.
Histórico da EMEM Alfredo Aveline
A Escola Municipal de Ensino Médio Alfredo Aveline consolida um ensino de referência, reunindo conquistas e solidez em sua proposta pedagógica. Inicialmente, chamava-se 13ª Aula Municipal Campos Sales, tendo sido criada no dia 06 de março de 1942, com o objetivo de levar a educação à zona rural do município. Estava localizada ao lado da atual Igreja Nossa Senhora do Carmo, funcionando num prédio de madeira, com uma única sala de aula, atendendo de 1ª a 4ª séries, num total de 59 alunos. No dia 28 de outubro de 1961, o Prefeito de Bento Gonçalves, Achyles Mincarone, através do Decreto Municipal nº 91, troca a denominação da escola para Alfredo Aveline, em homenagem ao educador que iniciou a sua carreira de magistério em Bento Gonçalves. Em 03 de janeiro de 1978, a escola obteve o Decreto de Criação sob o nº 946.
O crescimento da escola sempre esteve ligado ao desenvolvimento do bairro. À medida que o bairro crescia, a comunidade sentia necessidade da ampliação da escola. Por esse motivo, a escola foi transferida pela administração municipal para o atual local, no ano de 1978. Em 1989, inicia a ampliação, transformando-se em 1991, em Escola Municipal de 1º e 2º Graus Alfredo Aveline. No período de 1990 a 1994, a escola atendia ainda a dois anexos; um localizado na Linha Ferri e outro nas dependências do Salão da Associação de Moradores do Conjunto Habitacional Cohab II. Em 19 de fevereiro de 1992, é autorizado o Funcionamento do Ensino de 2º Graus sob a Portaria de nº 249.
Em fins de 1999, conforme Decreto de Designação nº 5014, passa a denomina-se Escola Municipal de Ensino Médio Alfredo Aveline. Atualmente, atende no diurno, alunos de Educação Infantil (Jardim A e B), Ensino Fundamental (1º ao 9º) e Ensino Médio (1ª a 3ª série), totalizando aproximadamente 1.025 estudantes. A equipe de trabalho da escola conta com mais de 100 professores e funcionários. Proporciona a igualdade de condições para o acesso e permanência dos alunos, favorecendo aprendizagem, o ensino, a pesquisa e divulgação da cultura, do pensamento, da arte e do saber, através de projetos interdisciplinares, primando por uma educação inclusiva e de excelência.
A escola, em sua trajetória, cresceu com a comunidade, mobilizando saberes e integrando emoções na aprendizagem, construiu pilares que são a base para formação dos estudantes e alia-se às novas tendências educacionais para atender às expectativas atuais.
*Com informações da Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Casa Madre Teresa da Catedral de Caxias entrega casa para família em situação de vulnerabilidade
Governo divulga nova relação de contemplados na segunda fase do programa MEI RS Calamidades
Governo divulga lista dos contemplados com a CNH Social